Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cenário

David Almeida desrespeita o próprio decreto e reúne apoiadores sem máscara em local fechado

David Almeida vai ao evento de filiação de Sabá Reis e permanece sem máscara de proteção, desrespeitando o próprio decreto

David Almeida desrespeita o próprio decreto e reúne apoiadores sem máscara em local fechado

Foto: Divulgação

Manaus/AM – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), participou, nessa quinta-feira (25), do evento de filiação do secretário de Limpeza Pública (Semulsp), Sabá Reis, ao partido Avante do qual é presidente. Acontece que o local é fechado e o prefeito apareceu em diversas fotos e vídeos sem usar a máscara de proteção contra a covid-19, acessório que ele mesmo determinou que a população continue usando, ou seja, desrespeitando o próprio decreto municipal.

Na quarta-feira (23), o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), determinou a liberação do uso de máscaras em lugares abertos e fechados em todo o Amazonas. Até esta data, só estava liberado em lugares abertos. Mas em relação à capital, quem deve determinar é a Prefeitura de Manaus.

No mesmo dia, David Almeida decidiu não seguir a mesma linha do seu correligionário e manteve a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados.

Leia mais: Marcelo Serafim troca 27 anos de PSB por Avante: olho nas eleições ou presidência da CMM

Sabá Reis filiação

A justificativa é de que a liberação só deve ocorrer no dia 30/03, quando se completa o período de 14 dias de monitoramento das condições epidemiológicas da população, após o município liberar o uso do equipamento de proteção em locais abertos. O uso da proteção em locais abertos deixou de ser obrigatório na capital no último dia 16.

Leia mais: Vídeo: Wilson Lima desobriga uso de máscaras no Amazonas

De acordo com o prefeito David Almeida, Manaus só deve avançar para novas etapas de flexibilização das medidas protetivas contra a Covid-19 se as condições epidemiológicas, tais como número de casos novos, internações e óbitos, se mantiverem em queda.

Porém, dois dias depois, o prefeito aparece fazendo pose para fotos em um evento que aglomerou cerca de 3 mil pessoas, todas em um ambiente fechado. Além do prefeito, é possível que outros políticos também estavam sem máscara no local, entre elas o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis, vereador Lissandro Breval, o presidente nacional partido, o deputado federal Luiz Tibé. Além deles, a secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, que é irmã do prefeito, também sem sem máscara no local.

A atitude demonstra o descompasso do prefeito David Almeida, que exemplifica o verdadeiro significado do ditado popular: ‘faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço’.