Manaus, 10 de setembro de 2024
×
Manaus, 10 de setembro de 2024

Cenário

David Almeida espera vencer eleição ainda no primeiro turno

O candidato, que busca reeleição, disse que espera ampliar vantagem no horário eleitoral, 'alertando os eleitores sobre mentiras contadas' pelos adversários.

David Almeida espera vencer eleição ainda no primeiro turno

(Foto: Reprodução/YouTube)

Manaus (AM) – O atual prefeito de Manaus e candidato à reeleição David Almeida (Avante) foi sabatinado por um grupo de jornalistas de Manaus nesta quinta-feira (29), e na ocasião, manifestou a vontade de vencer o pleito ainda no primeiro turno, que acontece em 6 de outubro. A expectativa vai de encontro com o que indica a maioria das pesquisas de intenções de voto na cidade.

Embora o atual prefeito mantenha a liderança na corrida eleitoral, projeções apontam que o comando da administração municipal pode ser decidido em segundo turno que, caso ocorra, acontece em 27 de outubro.

David foi questionado por um dos profissionais sobre com quem preferiria disputar um possível segundo turno. Segundo o político, ele não escolhe adversário, mas destacou que pretende aproveitar o tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV para minar ataques de adversários, que ele chamou de mentiras.

“Eu não escolho adversários. O que eu tenho hoje é uma realidade de ir para o segundo turno, acredito que eu vá, que todos aqui concordem que eu vá para o segundo turno, essa é uma realidade. Só que eu trabalho com uma possibilidade de crescimento no horário eleitoral, com a mobilização das ruas, com o esclarecimento do eleitor”, disse o candidato.

O prefeito busca garantir o tempo para divulgar sua campanha pelo fato de optar por não participar dos debates eleitorais promovidos pelas emissoras de TV da capital. Até o momento, ocorreram dois neste mês de agosto e em nenhum deles Almeida compareceu, o que lhe rendeu críticas, principalmente de opositores.

Na ocasião, David comentou que fez um levantamento para comparar seus números com os de um candidato de outra região e para entender por que sua “aprovação não bate com a intenção de voto”.

O candidato atribuiu o desempenho aos ataques à sua gestão. Para ele, o eleitor de Manaus está sendo “enganado por políticos mentirosos”.

“Diante de todas as adversidades, eu vim entender porque a minha aprovação não bate com a intenção de voto. É que aqui os políticos de oposição mentiram tanto, que conseguiram convencer boa parte da população de que eles não fizeram nada e de eu quase nada fiz, sendo que eu estou aqui nos melhores momentos da história dessa cidade em quase todos os serviços públicos”, sugeriu.

Segundo David Almeida, as redes sociais tendem a repercutir com mais facilidade notícias negativas e que sua estratégia, nas eleições municipais deste ano, é “mostrar o que eu fez” ao invés de se defender.

Na eleição passada (2020), o prefeito comentou que iniciou o período de propaganda eleitoral com 12% e terminou com 22% das intenções de voto. A meta é “difícil”, conforme o candidato, mas “possível”.

“Eu trabalho com a possibilidade de crescer 10, 12 pontos, porque eu vou esclarecer todos esses pontos na campanha que vai começar na TV e no rádio”, concluiu Almeida.

Pesquisa

O atual prefeito e candidato à reeleição lidera a corrida eleitoral para a Prefeitura de Manaus. Na pesquisa mais recente, a da Quaest, divulgada nesta segunda-feira (26), Almeida aparece com 37% das intenções de voto, uma diferença de 20 pontos sobre o segundo colocado, Amom Mandel (Cidadania), que tem 17%.

Por outro lado, David também tem 36% de rejeição e fica à frente do concorrente mais próximo no pleito, Mandel (31%).

Em questão de aprovação, a atual administração municipal é aprovada por 80% dos manauaras, uma das maiores já registradas em fim de mandato.

LEIA MAIS: