Manaus, 26 de maio de 2024
×
Manaus, 26 de maio de 2024

Cenário

David Almeida inaugura secretaria de habitação após encontro com Braga

Além da nova pasta da gestão de David Almeida, serão lançados dois programas habitacionais nesta segunda-feira (18).

David Almeida inaugura secretaria de habitação após encontro com Braga

David Almeida (Foto: Divulgação/secom)

Manaus (AM) – Manaus ganhará nesta segunda-feira (18) a nova secretaria específica para tratar de assuntos de habitação e questões fundiárias. A sede da nova pasta da gestão do prefeito David Almeida (Avante) tem como titular Jesus Alves.

Após encontro com o senador Eduardo Braga (MDB), em Brasília, ao final de agosto, onde foram anunciados R$ 70 milhões para Manaus, que serão usados para recuperação de áreas de riscos, o prefeito anunciou a inauguração da nova secretaria. Na ocasião, o prefeito também se reuniu com o ministro das Cidades, Jader Barbalho (MDB).

Reprodução/ Instagram: Eduardo Braga.

A Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) fica localizada na avenida Constantino Nery, no bairro Chapada, zona Centro-Sul da capital amazonense, como divulgado pela assessoria de imprensa da prefeitura neste domingo (17).

Conforme já afirmou o chefe do Executivo municipal, a pasta vem para aprimorar e expandir a política habitacional em Manaus, bem como as tratativas sobre regulamentação fundiária.

Além disso, o novo setor administrativo ficará responsável pela criação de programas habitacionais, gerir patrimônio fundiário municipal não edificado e da regularização fundiária.

Hoje, os assuntos sobre habitação e regulamentação fundiária estão vinculados ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), funcionando como uma vice-presidência dentro da autarquia.

Programa habitacional

Na ocasião, também serão lançados os programas habitacionais “Manaus Minha Casa” e “Manaus Legal”, que visa atender manauaras em situação de vulnerabilidade. Além de um sistema que vai facilitar o acesso dos cidadãos aos benefícios.

A princípio, o “Manaus Minha Casa” atenderá 252 famílias da capital com unidades habitacionais. Já o outro programa, “até dezembro deste ano, alcançará cinco mil famílias com a regularização fundiária em núcleos urbanos na cidade”.

Para facilitar o acesso da população ao cadastro, a prefeitura anunciou que lançará o Sistema Municipal de Habitação (Sihmab), que estará aberto à população a partir do dia 25 deste mês.

LEIA MAIS: