
(Foto: Celso Maia/Portal AM1)
Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou a reforma de quatro terminais de integração na capital amazonense durante a entrega de 19 ônibus novos para a renovação da frota municipal.
“Temos o compromisso de ‘entrarmos’ em 4 terminais esse ano para fazer reforma. Os terminais 2, 3, 4 e o 5. Vamos reformar os 4 terminais dentro do programa de reestruturação do Sistema de Transporte Coletivo da cidade de Manaus”, disse David Almeida.
A declaração foi feita nesta quarta-feira (12) durante a cerimônia de entrega dos novos veículos, que reforçarão o transporte público das zonas Oeste e Centro-Oeste da cidade.
As promessas de reforma dos terminais não são recentes. Em fevereiro deste ano, David já havia mencionado a revitalização dessas estruturas em entrevista a veículos de comunicação. Conforme o prefeito, os Terminais 3 e 4 seriam reformados até o final deste ano. Além disso, ele prometeu melhorias estruturais no Terminal 5 para 2026.
No entanto, em uma coletiva mais recente, o prefeito reafirmou que os quatro terminais de integração passarão por reformas para melhor atender à população e serão entregues ainda este ano.
“E dessa forma, a gente pode melhor servir a população que se utiliza desse serviço. Nós temos, hoje, uma média de aproximadamente 99% de êxito nas viagens do Transporte Coletivo da cidade de Manaus. É um dos maiores índices do Brasil, porque eles saem da garagem e retornam”, justificou David Almeida.
Obras no Terminais de Integração
Conforme oPortal da Transparência da Prefeitura de Manaus, alguns terminais possuem obras em andamento ou paralisadas. Um exemplo é o Terminal de Integração do bairro Cachoeirinha, conhecido como Terminal 2. Segundo o Mapa de Contrato de Obras da Prefeitura, há duas intervenções no local: uma em andamento e outra suspensa.
A obra em andamento no Terminal 2 conta com um investimento superior a R$ 2,1 milhões e prevê a reforma e ampliação do espaço. Já o outro projeto, cujo contrato foi assinado em 2019, tinha como objetivo a implantação de 40 boxes comerciais, mas está paralisado e com o contrato suspenso.
Em abril de 2023, a Prefeitura de Manaus já havia finalizado uma reforma no Terminal 2. Segundo dados da época, o terminal atende mais de 25 mil usuários diariamente.
As melhorias incluíram a substituição das telhas danificadas da cobertura, pintura interna e externa, reforma dos banheiros, recuperação das calçadas e sinalização viária interna.
O Terminal de Integração do bairro Cidade Nova, conhecido como Terminal 3, na zona Norte de Manaus, tem uma obra paralisada, conforme o painel de obras disponível no Portal da Transparência.
O contrato para a realização da obra foi assinado em 2020. No entanto, um decreto assinado pelo então subsecretário municipal de Obras (Seminf), Madson de Assis, determinou a suspensão das intervenções a partir de setembro de 2022. O contrato foi firmado no valor de pouco mais de R$ 3 milhões.
O Terminal de Integração localizado no bairro Novo Aleixo, conhecido como Terminal 4, está passando por uma reforma em andamento.
Em 2024, a Prefeitura de Manaus anunciou a revitalização do terminal. Utilizado como ponto de conexão para 30 linhas de ônibus, o T4 recebe diariamente cerca de 30 mil usuários e facilita o acesso às zonas Norte e Leste da capital.
LEIA MAIS:
- David Almeida anuncia a entrega do Terminal 7 para 30 de junho
- Marcos Rotta inaugura T7 na zona Norte e destaca o fim das greves de ônibus em Manaus
- Prefeitura marca o início de 2025 com a entrega de quatro complexos esportivos reformados em bairros de Manaus
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.