Manaus, 18 de maio de 2024
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Cenário

David Almeida vai pagar R$ 67,5 milhões por publicidade às vésperas das eleições

Prefeito contraria mais uma promessa de economizar dinheiro público.

David Almeida vai pagar R$ 67,5 milhões por publicidade às vésperas das eleições

Prefeito de Manaus e presidente do Avante do AM, David Almeida (Foto: Divulgação)

Às vésperas do período eleitoral e contrariando o discurso de que diminuiria os gastos com publicidade e propaganda na Prefeitura de Manaus, o prefeito David Almeida gastará R$ 67,5 milhões com a contratação de três agências de publicidade. Com a possibilidade de reajuste de 25% do contrato, segundo a legislação, o valor pode chegar a R$ 84,3 milhões. 

A licitação para escolha das empresas está prevista para ocorrer em 06 de junho e os R$ 67,5 milhões devem corresponder a somatório das propostas das três empresas classificadas e contratadas pela prefeitura.

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Coincidentemente, no período de 20 de julho a 05 de agosto, devem ser realizadas as convenções partidárias para escolha oficial dos candidatos ao governo estadual. Há uma articulação para que David Almeida indique o candidato a vice-governador que disputará o cargo ao lado do governador Wilson Lima em troca do apoio do chefe do Executivo da capital.

As contratações têm vigência de 12 meses, mas nos bastidores dos procedimentos licitatórios para este tipo de serviço, já há um acordo entre cavalheiros de que, ao vencer, a empresa garante não apenas um contrato de 12 meses com a Administração Pública, mas sim de pelo menos 5 anos, com base na Lei de Licitações e Contratos (Lei 8.666/93), que permite a prorrogação da duração de serviços prestados de forma contínua por até 60 meses.

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De acordo com o edital que rege a licitação, que será realizada por concorrência, com escolha das empresas pela melhor técnica, as contratadas serão responsáveis pelos serviços de publicidade do tipo institucional, de utilidade pública, mercadológica e legal. 

As empresas serão responsáveis, ainda, pelo planejamento e execução de pesquisas e de outros instrumentos de avaliação e de geração de conhecimento, relacionados à execução dos contratos, além da produção e  execução técnica de peças, materiais e projetos publicitários, de mídia e não mídia, e criação, implementação e desenvolvimento de formas inovadoras de comunicação publicitária, destinadas a expandir os efeitos das mensagens e das ações publicitárias, em consonância com novas tecnologias.   

“Substituição”

A licitação está sendo realizada porque quatro contratos de publicidade firmados com empresas distintas encerraram neste primeiro semestre. 

São eles, com a Agência de Interatividade e Marketing Ltda, no valor de R$ 14,2 milhões que estava vigente até março de 2022; com a Digital Comunicações Ltda. no valor de R$ 50 milhões – vigente até junho de 2022; Mene e Portella Publicidade Ltda. no valor de R$ 50 milhões, também vigente até junho de 2022; e com a empresa In.Pacto Comunicação Corporativa e Digital SS no valor de R$ 9 milhões, vigente até julho de 2022. 

Atualmente, a Prefeitura de Manaus tem contrato, ainda, com a empresa 7 Comunicação e Serviços Empresariais Ltda – a ex-Casa da Digital Comunicações, Produções e Eventos Ltda. – do empresário Antônio Fernandes Barros Lima Júnior, no valor de R$ 2,5 milhões para prestação de serviços de videorelease.