Manaus, 22 de abril de 2025
×
Manaus, 22 de abril de 2025

Cenário

David anuncia medidas de combate às queimadas e critica governos federal e estadual

O prefeito afirmou que a cidade está sendo prejudicada por incompetência de outros órgãos.

David anuncia medidas de combate às queimadas e critica governos federal e estadual

Prefeito David Almeida (Foto: Reprodução/@davidalmeidaam) 

Manaus (AM) – O prefeito de Manaus e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), anunciou, durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã dessa segunda-feira (12), as medidas que serão utilizadas pelo município para combater as queimadas na capital. Conforme o prefeito, até o momento, Manaus não registrou nenhum foco de incêndio, e ele afirmou que a cidade está sendo prejudicada pela incompetência de outros órgãos, referindo-se aos departamentos do governo federal e estadual que, segundo ele, não estariam cumprindo seu papel.

David Almeida destacou que, dos 709 focos de fumaça detectados recentemente, nenhum foi registrado na cidade de Manaus. Ele alertou que neste período de seca, as pessoas devem evitar capinarem e acumular lixo.

“Lamento mais uma vez todo esse cenário que incomoda, prejudica e traz danos à vida e à saúde das pessoas que vivem na cidade de Manaus. Nós estamos aqui trabalhando desde 2021 contra as queimadas e pela agricultura sem fogo, e conseguimos avanços significativos. Dentro do que conseguimos implementar na cidade de Manaus, estamos nos colocando à disposição dos outros entes federais, estaduais e municipais, para poder auxiliar. Só lembrando, nos últimos três dias, 709 focos foram detectados, e nenhum na cidade de Manaus. Mas nós estamos nos colocando à disposição, pois, mesmo sem focos na cidade, veja como estão os céus de Manaus. Manaus fez a sua parte”, alertou o prefeito.

Invasões e queimadas

Ao ser questionado sobre a segurança neste período e sobre as medidas adotadas, David Almeida foi enfático ao mencionar que a prefeitura conta com um equipamento no batalhão que percorre a cidade diariamente para combater invasões e queimadas.

“O equipamento é bem recente, e com o concurso público, vamos ampliar a equipe. Eles já estão equipados com materiais novos, coletes, carros novos, tudo isso para melhorar o trabalho deles e prevenir a cidade de Manaus dessas ocorrências. Só lembrando e finalizando, temos que cobrar as responsabilidades de quem tem a competência federal, estadual e municipal. Estamos aqui para mostrar que o município está fazendo a sua parte. Mais uma vez, Manaus está sendo punida por quem deveria estar cuidando da saúde”, criticou Almeida.

LEIA MAIS: