Manaus, 30 de abril de 2025
×
Manaus, 30 de abril de 2025

Cenário

David, Cidade e Alberto anunciam vices antes das convenções

A ideologia partidária é uma das principais influências na escolha dos vices da chapa majoritária destas eleições.

David, Cidade e Alberto anunciam vices antes das convenções

(Fotos: Divulgação| Assessoria)

Manaus (AM) – Mesmo antes da convenção na qual o partido decidirá que os pré-candidatos Capitão Alberto Neto (PL), Roberto Cidade (União Brasil) e o prefeito David Almeida (Avante) serão, de fato, os candidatos das siglas, eles se anteciparam e anunciaram quem serão os nomes que vão compor suas chapas nas eleições deste ano.

Com pouca força política, apesar do apoio e da bênção de Bolsonaro, o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Capitão Alberto Neto (PL), não perdeu tempo e convenceu a empresária Maria do Carmo Seffair (Novo), que também se apresenta como de direita e simpatizante do ex-presidente Bolsonaro, para puxá-la para ser sua vice, já que ela não pontuava bem nas pesquisas de intenção de voto.

Alberto, inclusive, chegou a ser sondado, conforme fontes de bastidores, para retirar a candidatura dele e concorrer na chapa de Roberto Cidade (UB), candidato do governador e presidente estadual do União Brasil, Wilson Lima.

Em vez de declinar, Alberto Neto convidou Maria do Carmo, que reuniu o marido dela, o empresário Wellington Lins, e o filho deles, Wellington Lins Filho, para uma reunião, em Brasília, com o presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, para uma reunião em Brasília.

Foi o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, que costurou a aliança e, confirmou Maria do Carmo que, convencida, aliou-se a Capitão Alberto Neto, que logo anunciou a reitora da Fametro como pré-candidata a vice-prefeita de Manaus, para concorrer com ele nas Eleições 2024.

Mais um anúncio

Quem também quis mostrar quem seria o vice-candidato, antes da convenção partidária, foi o pré-candidato a prefeito, Roberto Cidade (UB). Ele anunciou, no último dia 30, o Coronel Menezes (PP), que integrava o PL.

Vale lembrar que Menezes desejava compor uma chapa puro-sangue com Alberto Neto, mas as frequentes divergências entre o presidente da sigla no estado, Alfredo Nascimento, o motivaram a se desfiliar do partido.

Por último, David Almeida (Avante) anunciou, nessa sexta-feira (2), o ex-secretário municipal Renato Júnior (Avante) como seu vice para a Prefeitura de Manaus. O anúncio ocorreu um dia antes da convenção do Avante.

O ex-titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Júnior, estava cotado juntamente à ex-titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, para compor a vaga na chapa do prefeito, que após diversas tratativas com os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSB) definiu Renato para ser seu vice.

Ele ainda justificou a amizade e lealdade de Renato nascer. “Convivo com o Renato desde que ele nasceu, somos amigos, agora parceiros, e uma coisa que nos remete além de nos conhecermos é a origem do Renato, do mercado de feiras. Nós fomos buscar, no mercado de feiras, alguém com a capacidade de ser um gestor”.

Ideologia

A ideologia partidária é uma das principais influências na escolha dos vice-candidatos da chapa majoritária destas eleições. Mas o tempo de televisão e a verba para financiar as campanhas eleitorais também são provenientes das alianças formadas entre os políticos, que participam de uma campanha pensando no próximo pleito.

E antes mesmo de dar início à etapa das convenções, os pré-candidatos e os partidos já analisam o cenário e suas possibilidades. Candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador serão escolhidos em convenções partidárias, que se encerram no dia 5 de agosto.

 

LEIA MAIS: