Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

David muda agenda para ir a evento de Wilson e ministro da Educação

Agenda política com a presença do prefeito de Manaus e do governador do Amazonas pode amenizar boatos de racha entre eles.

David muda agenda para ir a evento de Wilson e ministro da Educação

(Foto: Del Lima/Portal AM1)

Manaus (AM) –  O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), ao que tudo indica, mudou sua agenda em cima da hora, nesta terça-feira (22), para participar de um evento do governo estadual que conta com a presença do governo federal – representado pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

O chefe do Executivo municipal tinha o compromisso de participar, hoje, da inauguração de uma unidade de saúde fluvial. No entanto, o evento, que ocorreria em uma comunidade na zona rural da capital amazonense; foi remarcado para esta quarta (23).

O anúncio da Secretaria Municipal de Comunicação, com a mudança da data da pauta, foi divulgado a poucos minutos do início previsto e surpreendeu boa parte da imprensa local, que já se deslocava para o local da coletiva.

O adiamento se deu ao fato de o chefe do Executivo municipal, juntamente como alguns prefeitos do interior, assinar um termo de compromisso que visa reforçar a qualidade no processo de alfabetização de crianças em todo o Amazonas.

David sentou-se na primeira fileira do evento e próximo ao governador do Amazonas, Wilson Lima (UB). Embora ambos neguem, há rumores nos bastidores da política de um possível racha na aliança política firmada, entre os dois, nas eleições municipais de 2022 e 2024.

Ao se pronunciar, o prefeito cumprimentou os políticos amazonenses que estavam no evento, como o senador Omar Aziz (PSD) e também o governador Wilson Lima.

“Quero cumprimentar o governador do Amazonas, Wilson Lima […]. Quero saudar meus colegas deputados. Minha casa, saudades, mas não quero voltar para lá tão cedo, fiquem tranquilos”, disse Almeida.

Ao se pronunciar, Wilson também cumprimentou David Almeida e chegou a tirar brincadeira com ele. “Quero cumprimentar o prefeito de Manaus, David Almeida, cadê ele?”, brincou Wilson.

Cenário Político

Durante o evento, David e Wilson estiveram próximos em dois momentos.

Um deles foi quando assinaram o termo de adesão a um pacto federal de educação para a arrecadação de incentivos para a educação básica.

Mesmo que, durante o evento, os dois demonstrem um clima de harmonia, por trás das câmeras eles se atirculam em busca de apoio político. Davi pensa na reeleição do ano que vem, enquanto Wilson busca cada vez mais fortalecer sua relação com o governo federal.

David já se aproximou do senador Eduardo Braga (MDB), desafeto político de Wilson, mas uma ponte para David junto a Lula. Inclusive, os dois já apareceram juntos em alguns eventos públicos.

Já Lima, mesmo com força política e boa aprovação dos eleitores, ainda não caiu na graça do governo federal, prova disso é que quem ganhou protagonismo no Norte foi o Pará, por ter um governador que apoiou Lula nas eleições de 2022.

LEIA MAIS: