De saída da direção da área de criminalística da Secretaria de Segurança Pública (SS), comandada pelo vice-governador Bosco Saraiva (SD), os diretos do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e dos Institutos Médico Legal (IML) e de Identificação prometem revelar todos os problemas na área. Nesta manhã, uma coletiva de imprensa foi anunciada e deve trazer mais dor de cabeça para o secretário. “Vamos falar tudo”, disse o gerente geral do DPTC, Joe Braga.
Ontem (9), os diretores divulgaram documento revelando parte dos problemas e a insatisfação crescente dentro da estrutura da SSP, especialmente entre os peritos criminais, que dizem estar sem aumento salarial há cinco anos. Além disso, também entregaram os cargos.
Horas depois, a SSP divulgou que o secretário decidiu promover mudanças no comando do DPTC, do IML e do Instituto de Identificação “após avaliações administrativas”.
Para o cargo de diretor do DPTC está sendo nomeado o perito Carlos Malom Alencar Queiroz. O Instituto de Identificação será dirigido pelo perito Jorge Saraiva Soares e o Instituto de Criminalística pelo perito Mahatma Sonhara Araújo do Porto. O nome para o IML ainda está sendo avaliado.
Além das mudanças de comando, Bosco Saraiva informou que determinou a realização de estudos de impacto financeiro na folha de pagamento da Polícia Civil para avaliar a concessão de reajuste salarial aos profissionais, de forma a atender às necessidades de recomposição da categoria.
A assessoria do DPTC informou que a coletiva será no próprio instituto porque a SSP está “tentando impedir a divulgação da real situação da Perícia do Amazonas”.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.