Manaus, 14 de outubro de 2024
×
Manaus, 14 de outubro de 2024

Cenário

Saída de diretores da SSP expõe conflito de informações

Saída de diretores da SSP expõe conflito de informações

De saída da direção da área de criminalística da Secretaria de Segurança Pública (SS), comandada pelo vice-governador Bosco Saraiva (SD), os diretos do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e dos Institutos Médico Legal (IML) e de Identificação prometem revelar todos os problemas na área. Nesta manhã, uma coletiva de imprensa foi anunciada e deve trazer mais dor de cabeça para o secretário. “Vamos falar tudo”, disse o gerente geral do DPTC, Joe Braga.

Ontem (9), os diretores divulgaram documento revelando parte dos problemas e a insatisfação crescente dentro da estrutura da SSP, especialmente entre os peritos criminais, que dizem estar sem aumento salarial há cinco anos. Além disso, também entregaram os cargos.

Horas depois, a SSP divulgou que o secretário decidiu promover mudanças no comando do DPTC, do IML e do Instituto de Identificação “após avaliações administrativas”.

Para o cargo de diretor do DPTC está sendo nomeado o perito Carlos Malom Alencar Queiroz. O Instituto de Identificação será dirigido pelo perito Jorge Saraiva Soares e o Instituto de Criminalística pelo perito Mahatma Sonhara Araújo do Porto. O nome para o IML ainda está sendo avaliado.

Além das mudanças de comando, Bosco Saraiva informou que determinou a realização de estudos de impacto financeiro na folha de pagamento da Polícia Civil para avaliar a concessão de reajuste salarial aos profissionais, de forma a atender às necessidades de recomposição da categoria.

A assessoria do DPTC informou que a coletiva será no próprio instituto porque a SSP está “tentando impedir a divulgação da real situação da Perícia do Amazonas”.