Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Esportes

De virada, Manaus vence Jacuipense-BA pela Série C e encosta no G4

Com o resultado, a equipe do Gavião do Norte subiu para a quinta posição, com 17 pontos do grupo A

De virada, Manaus vence Jacuipense-BA pela Série C e encosta no G4

O Manaus venceu por 2 a 1 o Jacuipense-BA, na Arena da Amazônia (Foto: Josemar Antunes/AM1)

Após iniciar a partida perdendo, o Manaus venceu o Jacuipense-BA, pelo placar de 2 a 1, na tarde deste sábado (24), no dia em que a capital do Amazonas completa 351 anos, na Arena da Amazônia, pela Série C do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória foi marcado por Hamilton, aos 48 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, a equipe do Gavião do Norte subiu para a quinta posição, com 17 pontos e encosta no G4 do grupo A. Já o time baiano soma 16 pontos ganhos e ocupa a sexta colocação do torneio.

O jogo

O Gavião do Norte começou melhor a partida (Foto: Josemar Antunes/AM1)

Em duelo direto pela décima segunda rodada do grupo A, o Manaus começou pressionando o adversário. Aos 4 minutos, o time da casa mandou uma bola no travessão, com chute forte do meia Daniel Costa.

Aos 12 minutos, o Gavião do Norte balançou as redes, com Luis Fernando, de cabeça, mas o árbitro Rafael Martins de Sá, do quadro de árbitros da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), anulou ao ver falta.

Com marcação forte, o jogo ficou truncado no meio de campo (Foto: Josemar Antunes/AM1)

Em novo ataque, aos 22 minutos, Daniel Costa arriscou um chute e Luan espalmou para a linha de fundo. Após Daniel Costa cobrar escanteio, Hamilton sobe mais alto que a defesa adversária e testa com perigo.

Após pressão do Gavião do Norte, o auxiliar técnico do Leão do Sisal, Fábio Guimarães de Santana, fez mudança na equipe com entrada de Wesley Popô no lugar de Ruan Levine. Com isso, o time baiano passou a equilibrar o confronto e dar mais volume de jogo.

Aos 28 minutos, Wesley Popô em jogada individual, ganhou do zagueiro Luis Fernando e ficou cara a cara com o goleiro Gleibson do Manaus, mas o chute foi para fora. Percebendo os espaços, a equipe baiana foi trocando passes e construindo jogadas de contra-ataque com erros do Manaus.

Aos 37 minutos do primeiro tempo, Wesley Popô comemora o gol do Jacuipense-BA (Foto: Josemar Antunes/AM1)

E foi em um erro na saída de bola do Gavião do Norte, que os visitantes abriram o placar. Aos 37 minutos, Wesley Popô aproveitou o cruzamento de Mauri e, de cabeça, fez 1 a 0 na Arena da Amazônia.

Aos 42 minutos, o Jacuipense-BA teve outra oportunidade para ampliar, mas o chute de Mauri, de fora da área, foi desviado e passou em cima da meta do Gleibson.

Na grande área, Gabriel Davis emparou para o Manaus (Foto: Josemar Antunes/AM1)

Já quase nos acréscimos, o meia Daniel Costa cobra escanteio, a defesa adversária afasta mal e Hamilton de leve acha Gabriel Davis, que dentro da grande área, chuta fraco e Luan aceita o gol de empate.

A equipe baiana equilibrou a partida e passou a ter mais chances (Foto: Josemar Antunes/AM1)

Na volta do intervalo, as duas equipes voltaram mais elétricas e fazendo muitas faltas, sem chances de gol. Com o jogo mais truncado, o árbitro Rafael Martins de Sá distribuiu cartões amarelos para os times.

O Gavião do Norte se aproveitava de espaços no contra-ataque (Foto: Josemar Antunes/AM1)

Os técnicos resolveram alterar o esquema tático e o futebol das equipes ficou sem qualidade, dando indicativo que a partida ficaria no empate.

Aos 44 minutos, Matheuzinho avançou pela direita e cruzou para trás, mas Hamilton pegou mal na bola e mandou para fora. Aos 47 minutos, o Jacuipense-BA deu resposta e quase desempatou com vacilo do arqueiro do Manaus. Mauri chutou forte, mas Gleibson conseguiu se recuperar.

Aos 48 minutos da etapa final, Hamilton marcou o gol da vitória (Foto: Josemar Antunes/AM1)

Com tudo parecia terminar em empate, Matheuzinho que entrou no lugar de Fumaça fez jogada individual pela direita, cruzou na área aos 48 minutos da etapa final. Hamilton subiu mais alto que o zagueiro Luan e finalizou de cabeça para o Manaus.

O camisa 25 saiu comemorando o gol da vitória sem o manto do Gavião do Norte, levando o segundo cartão amarelo e consequentemente a expulsão. Final de partida 2 a 1 para o Gavião do Norte.

Com a vitória, o Manaus chega aos 17 pontos e sobe para a quinta posição (Foto: Josemar Antunes/AM1)

Com o resultado positivo, o Manaus soma 17 pontos e garante a quinta posição, mesma pontuação do Ferroviário-CE, que está no G4. Já o Jacuipense-BA segue na sexta posição, com 16 pontos.

O próximo compromisso do Manaus será contra o Paysandu-PA, no sábado (31), às 18h, no estádio Mangueirão, em Belém, no estado do Pará. O Jacuipense-BA volta a campo no domingo (1º) de novembro, às 18h, contra o Botafogo-PB, no estádio Almeidão, em João Pessoa, no estado da Paraíba.