Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Deputada critica imprensa ao tentar tornar Michelle Bolsonaro ‘amazonense’

Débora Menezes, ainda, defendeu na tribuna a entrega do Título de Cidadão do Amazonas para Michelle Bolsonaro

Deputada critica imprensa ao tentar tornar Michelle Bolsonaro ‘amazonense’

A deputada usou a tribuna da Aleam para defender a entrega da homenagem para a ex-primeira-dama (Foto: Reprodução / Instagram)

Depois de receber críticas sobre propor o Título de Cidadão do Amazonas a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, a deputada Débora Menezes (PL) subiu na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (14), para defender a homenagem.

Ao iniciar o discurso, a filha do Coronel Menezes (PL), amigo íntimo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), julgou a posição da imprensa local de questionar o motivo da homenagem e afirmou que os profissionais da comunicação não querem a entrega do título para Michelle, porque ela é esposa do ex-presidente.

“É de se lamentar o fato da imprensa questionar o porquê de se dar o título. E o pior é em saber que eles o fazem, não porque ela não teve nenhuma entrega relevante, mas sim porque ela é a mulher do Bolsonaro, que eles não gostam”, disparou.

Depois de cutucar a imprensa local, Débora fez um discurso de cunho feminista, apesar de não se identificar como tal, ao mencionar que as mulheres precisam lidar com o “machismo estrutural”.

“A gente precisa reconhecer que as mulheres têm vida própria. Nós temos a nossa própria história, e exatamente aqui, no mês da mulher, onde muito falamos do papel e protagonismo da mulher, ainda temos que lidar com esse machismo cultural de relegar sempre a mulher ao segundo plano, ou sempre vinculada a alguém”, disse.

Em defesa de Michelle

Para defender o título de Michelle, a deputada novata na Casa Legislativa fez questão de preparar para os colegas parlamentares um ‘acervo’ de trabalhos realizados pela ex-primeira-dama que contemplaram brasileiros e amazonenses.

Débora Menezes começou o discurso exaltando Michelle Bolsonaro, afirmando que ela é uma pessoa sensível em relação às questões sociais voltadas para a comunidade surda e de pessoas com deficiência.

“A Michelle é uma mulher que tem a sua própria história, é uma defensora das causas sociais relacionadas a pessoas com deficiência, e da sua maneira suave e habilidosa, tornou-se a primeira-dama a discursar no parlatório em uma posse presidencial, e ainda fez em libras, mostrando toda a sensibilidade e conhecimento que tem em defesa da comunidade surda, dos deficientes”, iniciou.

Como ponto de partida, Débora citou que as principais ações da ex-primeira-dama foi a criação do programa Pátria Solidária. De acordo com ela, foi a partir desse programa que Michelle ajudou amazonenses, com doações, além de trabalho e renda.

A deputada ainda citou algumas instituições em Manaus que receberam mantimentos e doações em dinheiro com o programa do governo Bolsonaro, além de municípios, como Boca do Acre, Eirunepé, Ipixuna, Lábrea, Canutama e Pauini.

Ainda, segundo ela, na pandemia da covid-19, quando Manaus sofreu com a crise de oxigênio, Michelle Bolsonaro se reuniu com embaixadas para conseguir doações para o Amazonas. Vale ressaltar que, na época, equipes do Ministério da Saúde tinham visitado a capital dias antes da tragédia que vitimou dezenas de pessoas por falta de oxigênio.

“É por esses e muitos outros trabalhos que eu entendo que a Michelle Bolsonaro merece receber o Título de Cidadã Amazonense, porque as mulheres têm protagonismo, identidade, história, e elas merecem ser reconhecidas por esses feitos”, finalizou.

Leia mais: