Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Defensoria realiza ação para ajudar vítimas de deslizamentos de terra em Manaus

Os defensores públicos viram de perto a situação das famílias desabrigadas e a atuação dos órgãos públicos no socorro aos sobreviventes

Defensoria realiza ação para ajudar vítimas de deslizamentos de terra em Manaus

Dezenas de famílias ficaram desabrigadas após deslizamento de terra em Manaus (Foto: Divulgação/assessoria)

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) acompanha a situação das famílias atingidas pelo grave deslizamentos de terra, ocorrido na noite de domingo (12), na comunidade Nova Floresta, Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, e que vitimou oito pessoas.

A subdefensora geral, Manuela Veiga Antunes, e o subcorregedor da DPE-AM, Inácio Navarro, visitaram o local do acidente na manhã desta segunda-feira (13).

Os defensores públicos viram de perto a situação das famílias desabrigadas e a atuação dos órgãos públicos no socorro aos sobreviventes.

“Neste momento tão difícil, a Defensoria se coloca à disposição das famílias para prestar atendimento jurídico. Também vamos oficiar os órgãos envolvidos para saber não apenas as ações de auxílio aos atingidos pela chuva, mas também o que está sendo feito para evitar novas tragédias”, explicou a subdefensora.

Uma das demandas identificadas é a de ajudar com a documentação dos imigrantes que moravam no local do acidente. Segundo a Prefeitura de Manaus, a maioria das mais de 70 famílias cadastradas é de venezuelanos.

Uma equipe da DPE-AM também foi enviada à escola municipal Helena Augusta Walcott, para onde estão sendo levados os desabrigados. Os servidores vão colaborar no atendimento em parceria com a Agência para Refugiados da ONU (Acnur).

SOS MANAUS

Para ajudar as famílias que ficaram desabrigadas por conta da forte chuva que assolou a capital no último domingo, a Defensoria iniciou uma campanha de arrecadação de roupas e calçados.

As doações podem ser feitas, das 8h às 16h, na sede do órgão (recepção), localizada na avenida André Araújo, 679, Aleixo. Neste momento, a prioridade é para a arrecadação de roupas para todas as idades, calçados e kits de higiene.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: