Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

Delegacia de Combate à Corrupção deflagra operação contra ‘Máfia dos caixões’ na Prefeitura de Manaus

A Deccor está cumprindo mandados de busca e apreensão em residências de empresários e servidores públicos ligados ao programa 'SOS Funeral'

Delegacia de Combate à Corrupção deflagra operação contra ‘Máfia dos caixões’ na Prefeitura de Manaus

Foto: Divulgação

A Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor), criada há um mês pelo Governo do Amazonas, deflagrou sua primeira operação nesta terça-feira (3), com o objetivo de desarticular a chamada “Máfia dos caixões” na Prefeitura de Manaus. O suposto esquema consistia no pagamento de propina na compra de caixões pelo programa municipal SOS Funeral.

O delegado Guilherme Torres, titular da Deccor, é quem conduz a operação que está cumprindo mandados de busca e apreensão em residências de empresários e servidores públicos na capital.

Suspeita de participação de vereadores

O esquema de cobrança de propina no SOS Funeral teria surgido na gestão do vereador Elias Emanuel (PSDB), quando ele era secretário Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), desde 2017. Quando Elias deixou a secretaria, o vereador Dante Souza (PSDB) era quem realizava a cobrança da propina.

Atualmente, a pasta é comandada por Suzy Anne Zózimo que assumiu no lugar de Conceição Sampaio (PSDB), que saiu da titularidade da Semasc para disputar a eleição municipal na chapa de Alfredo Nascimento (PL).

Leia mais: Elias Emanuel e Dante Souza se dizem vítimas de fake news

A “Máfia dos caixões” foi revelada por um dos fornecedores dos caixões para o programa SOS Funeral, no qual afirmava, em áudios, que a cobrança de propina aumentou após a saída de Elias Emanuel do cargo.

A suspeita é que o esquema tenha causado o colapso no setor funerário de Manaus em meio ao pico da pandemia do novo coronavírus.

Os vereadores Elias Emanuel e Dante Souza negaram qualquer irregularidade ou cobrança de propina enquanto estiveram na gestão da Semasc.