Manaus, 18 de junho de 2024
×
Manaus, 18 de junho de 2024

Cidades

Delegacia do Idoso aumentou em 110% o número de procedimentos policiais

Os números reforçam o comprometimento das Forças de Segurança na defesa dos direitos da pessoa idosa

Delegacia do Idoso aumentou em 110% o número de procedimentos policiais

(Foto: Reprodução/Freepik)

Manaus (AM) – Entre janeiro e abril deste ano, a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa (DECCI) aumentou em 110% o número de procedimentos policiais, entre Inquéritos (IPs), cumprimento de mandados de prisão e Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs), em relação ao mesmo período de 2023.

Os dados foram apresentados como destaque, durante o 24º Ciclo de Gestão para Desempenho (CGD), realizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), que certificou a unidade pelo melhor desempenho entre as unidades especializadas.

Resumidamente, as informações fornecidas não indicam necessariamente que a violência contra idosos aumentou. Elas mostram que houve um aumento significativo no número de procedimentos policiais (Inquéritos, cumprimento de mandados de prisão e Termos Circunstanciados de Ocorrências) realizados pela especializada.

Esse aumento pode ser resultado de diversos fatores, como uma maior eficiência e proatividade da delegacia, uma melhoria no registro e processamento das ocorrências, ou um aumento na conscientização e denúncia dos crimes contra idosos.

Ocorrências

No primeiro quadrimestre, de acordo com a titular da Decci, delegada Andrea Nascimento, foram registrados cerca de 1.500 Boletins de Ocorrências (BOs), e recebidas mais de 700 denúncias anônimas por meio dos canais de denúncias. Conforme os números, por semana, a unidade recebe cerca de 70 denúncias e registra, aproximadamente, 100 BOs.

“Nós, da Delegacia da Pessoa Idosa, temos a preocupação de averiguar e investigar todas essas denúncias recebidas, sejam por meio do disque-denúncia ou dos boletins que são registrados na nossa unidade. Além disso, diligenciamos nas casas das vítimas a fim de constatar a procedência dessas denúncias para as providências cabíveis”, frisou a delegada.

As ações resultaram na produção de 127 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs), 198 de Inquéritos Policiais, foram solicitadas 54 medidas protetivas, cumprimos dois mandados de prisão e 8 prisões em flagrante.

 

LEIA MAIS: