Manaus, 27 de maio de 2024
×
Manaus, 27 de maio de 2024

Cidades

Demora no atendimento causa tumulto em clínica de Manaus

A clínica estava lotada na manhã desde sábado, com apenas um atendente. A situação revoltou clientes. A unidade alegou atrasado de funcionários.

Demora no atendimento causa tumulto em clínica de Manaus

Pacientes da clínica Médico e Imagem reclamam de atendimento - foto: divulgação

 

A demora no atendimento de pacientes em jejum causou grande tumultuo na manhã deste sábado na clínica Médicos e Imagens localizada no bairro Cidade Nova. De acordo uma denúncia feita pelos paciente ao Amazonas1, apenas um atendente estava posicionado para realizar o cadastro de mais de cinquenta clientes, sendo a maioria deles idosos. Um vídeo foi gravado no local, onde os clientes afirmam que a unidade é conveniada do Sistema Único  de Saúde (SUS). 

Segundo os relatos o problema aconteceu durante o procedimento de cadastro dos pacientes para serem encaminhados às salas. A demora incomodou as dezenas de clientes que estavam aguardando desde cedo, mas até às 9h, a maioria não havia sido atendido. O aposentado Sérgio Reis, 69, conversou com o Amazonas1 e disse que gastou R$ 690 em exames particulares na clínica com a esposa, mas criticou o atendimento. 

“Era um monte de pessoas para ser atendida apenas por uma atendente. Como estava demorando muito a gente iniciou uma reclamação procurando pela gerência, mas já era 8h30 e não tinha chegado. Se a gente não reclamar estamos ‘lascados’. Felizmente depois dessa reclamação apareceu mais pessoas para desempenhar o papel deles aqui. Mas a gente precisa reclamar para esse pessoal tomar providência. Tinha pacientes do SUS, mas eles pagam também em forma de impostos, não é nada de graça”, desabafou Sérgio Reis. 

Pacientes da clínica Médico e Imagem reclamam de atendimento – foto: divulgação

Outro cliente que se identificou como Laerte Bezerra, corroborou os relatos e disse ainda que depois de muita insistência foi que surgiu mais uma pessoa, e que a situação é rotineira no local. “Se for todo os dias na clínica verá que o atendimento é ruim, não oferecem pessoal suficiente para a demanda do local e as pessoas terminam passando horas para serem atendidas. Isso ocorre rotineiramente”, relatou. 

Laerte disse ainda que a clinica é conveniada com o SUS. “A empresa recebe pagamento do Governo Federal para oferecer um bom serviço para a população. É um descaso até mesmo com o dinheiro público e com quem precisa. E as vezes nem o próprio Governo sabe o que esta acontecem na ponta. Então temos que reclamar mesmo”, complementou. 

Resposta

A gerente da clínica, Mari Tavares, esclareceu que o tumulto deste sábado foi um fato isolado que não costuma acontecer na unidade. A causa foi um atraso de três funcionários (as) por conta do trânsito. “Temos equipe que entra 6h30 e as que entram às 8h e exatamente hoje aconteceu que três funcionárias se atrasaram, alegando o mesmo motivo para o RH que foi o trânsito, e acredito, que tenha sido mesmo se tratando desta área como é. Mas já reunimos com a encarregada de recepção e vamos trabalhar para que isso não ocorra novamente, porque a gente entende o lado do paciente que querem ser atendidos logo, só que a gente precisa do funcionário para fazer o atendimento”, explicou. 

A clínica confirmou o convênio do SUS, mas disse que a maioria desses pacientes são atendidos durante a semana, quando há maior fluxo de médicos que fazem atendimento pela rede pública.