Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Denúncia: Maternidade Ana Braga fica sem enfermeiros para cuidar dos recém-nascidos

Situação despertou ira do Coren-AM que acionou a Justiça Federal contra a Secretaria de Estado da Saúde

Denúncia: Maternidade Ana Braga fica sem enfermeiros para cuidar dos recém-nascidos

Pacientes denunciam o abuso e o descaso nas redes sociais (Foto: Divulgação)

Por meio de suas redes sociais, mãe denúncia “calamidade” na maternidade Ana Braga, localizada na zona Leste de Manaus, por falta de técnicos de enfermagem e enfermeiros para o cuidado e atendimento aos bebês recém-nascidos da unidade. Por falta de pagamento os profissionais terceirizados da Coopean não foram trabalhar neste final de semana e, mães em resguardo tiveram que assumir a situação.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) informou que a empresa Coopeam não participou do último acordo firmado por meio da Justiça do Trabalho com outras empresas terceirizadas prestadoras de serviço para o Estado,  e que uma negociação separada, entre a Coopeam e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), estaria ocorrendo para efetivar os débitos.

“A direção da maternidade Ana Braga informa que está providenciando o remanejamento de trabalhadores para garantir que o atendimento à população não seja prejudicado. Diante da falta dos profissionais sem aviso prévio e apresentação de justificativa, a direção da maternidade registrou um Boletim de Ocorrência por abandono de serviço contra a cooperativa a qual os trabalhadores são ligados. A Susam também informa que acionará judicialmente a cooperativa”, declarou em nota.

(Foto: Reprodução)

Justiça acionada

Após visita à maternidade na noite da última sexta-feira, 13, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), Sandro André, constatou a falta dos profissionais nos setores críticos, como nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) da unidade, e irregularidades, confirmando ainda que na manhã deste último sábado, 15, os mesmos setores continuavam sem profissionais.

Ainda ontem, o presidente do Coren acionou a Justiça Federal, dando entrada com um mandado de segurança com pedido de liminar, para que a Susam estabeleça um número adequado de técnicos de enfermagem com cárater de urgência naquela unidade.

 

Veja Vídeo:

🚨🚨 COREN-AM entra com PEDIDO DE LIMINAR na JUSTIÇA FEDERAL para que a SUSAM reestabeleça o quadro de TÉCNICOS DE ENFERMAGEM na Maternidade Ana Braga. 🚨🚨Assista o vídeo 👇👇👇

Publicado por Coren-AM em Sábado, 14 de dezembro de 2019