Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

Deputado expõe que Legislativo não é convidado para reuniões com Dnit sobre BR-319

O deputado estadual criticou a postura do órgão e alegou que é dever do Legislativo fiscalizar as ações do Poder Executivo.

Deputado expõe que Legislativo não é convidado para reuniões com Dnit sobre BR-319

(Foto: Divulgação/Redes Sociais)

Manaus (AM) – O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) publicou em suas redes sociais, na última sexta-feira (19), uma crítica direta ao Grupo de Trabalho da BR-319 (GT BR-319), pois em duas reuniões do grupo, uma realizada em dezembro, em Manaus, e a mais recente em Porto Velho, nenhum parlamentar do estado participou.

O parlamentar criticou a postura do órgão dizendo que é dever do Legislativo fiscalizar o Poder Executivo. “Parece que o Legislativo não é bem-vindo nas ações do DNIT, pois não somos chamados, mesmo com a incumbência legal de fiscalizar as ações do Executivo”, disse o parlamentar.

Apesar do posicionamento de Cloves Benevides, coordenador do GT- BR 319, que é objetivo dos integrantes desenhar um mapa com as responsabilidades de cada órgão envolvido com a reconstrução do trecho do meio, o deputado foi categórico ao dizer que a forma que estão abordando a questão não chegará a uma solução.

“Não adianta incluir a BR nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), se as práticas ineficazes de tratar o problema se repetem, desde 1988, quando foi totalmente fechada. Se passaram 36 anos e tivemos cinco diferentes presidentes da República e até agora pouco do que foi dito tornou-se concreto. Precisamos de uma gestão integrada, que pense desde a questão estrutural à segurança da BR, para que não seja mais uma rota do narconegócio. Não se pode pensar por pedaço”, criticou.

Dan Câmara denunciou a Superintendência Regional do DNIT em 2023 ao Ministério Público Federal (MPF) após o desabamento das pontes no rio Curuçá e Autaz Mirim e cobrou ações para a reconstrução.

LEIA MAIS: