Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Deputado resgata fala de Marina: ‘BR-319 é só para pessoas andarem de carro?’

Deputado bolsonarista usou as redes sociais para alfinetar a ministra do Meio Ambiente sobre uma fala, em maio deste ano, a respeito da BR-319.

Deputado resgata fala de Marina: ‘BR-319 é só para pessoas andarem de carro?’

(Foto: Reprodução / Câmara dos Deputados e Divulgação / Aleam)

Manaus (AM) – O deputado estadual Delegado Péricles (PL) fez uma publicação em suas redes sociais nesta quinta-feira (27) que retomou uma discussão antiga sobre a BR-319. A postagem do parlamentar trouxe uma fala da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em que questiona se a estrada funcionaria apenas para “as pessoas andarem de carro”.

O trecho em que Marina faz a indagação é de uma apresentação do plano de trabalho e programas do Ministério para o quadriênio 2023-2026 na Câmara dos Deputados no dia 24 de maio deste ano.

O parlamentar estadual fez uma crítica ao atual governo federal por “atrair” os amazonenses para “algo” e depois  “tirar a esperança”. A atração seria referência ao apoio que o vice-presidente do Brasil deu à Zona Franca de Manaus, mas a retirada da esperança referiu-se à falta de posicionamento por parte da gestão federal na conclusão da BR-319.

“O vice-presidente veio nos visitar, nos deixou felizes com novas perspectivas para a Zona Franca. Por outro lado, hoje, recebemos essa declaração de que não temos esperança de conclusão da BR-319”, comentou Péricles.

É importante frisar que o deputado usa a palavra “hoje” sobre a fala de Marina Silva, porém, o discurso foi dado em maio, há pouco mais de dois meses.

A pauta “obras na BR-319” já perdura há anos, e na gestão de Marina Silva como ministra da pasta no segundo mandato de Lula, ela sofreu muitas críticas por ser a possível culpada pela estrada não ter reparo e por não ser concluída.

O delegado Péricles, inclusive, afirma em sua postagem que a estrada é “uma obra que pode acelerar o desenvolvimento”, mas que foi a própria ministra quem interrompeu o processo há anos.

Na apresentação do plano de trabalho do Ministério do Meio Ambiente, Marina informa que saiu em 2008 do ministério e, desde lá, nada foi feito e justificou a falta de ação por ser uma questão “complexa”.

“O que eu digo é que é complexo, é difícil e tem altíssimo impacto ambiental. […] Agora eu pergunto, eu não sou economista, mas é uma BR só para as pessoas andarem de carro? Para viajar de carro, de transporte, de Manaus para Rondônia. É só para isso? É para o direito de ir e vir?”, indagou Marina Silva.

O questionamento de Marina Silva aconteceu após o deputado federal Amom Mendel (Cidadania) ter feito uma série de perguntas sobre os planos do Ministério do Meio Ambiente na Amazônia.

Embate nas políticas da BR-319

A situação da estrada BR-319 tem sido um grande problema ambiental para os ambientalistas quando se há promessa de algum político que terá progresso das obras de asfalto em vários trechos da rodovia entre os estados do Amazonas e de Rondônia.