
(Foto: Divulgação)
Manaus (AM) – Após um caso de tentativa de sequestro relâmpago acontecer na última sexta-feira (14), no estacionamento do Manauara Shopping, localizado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) levaram o assunto à Casa e exigiram mais segurança para os clientes.
A vítima, uma mulher de 44 anos, denunciou que foi seguida no centro de compras e abordada no estacionamento por um homem armado. Segundo ela, ao entrar no carro, ela foi obrigada a fazer transações via Pix para o criminoso, além de ser ameaçada física e emocionalmente.
Na Casa legislativa, o assunto iniciou quando o deputado George Lins (UB) cobrou providências por parte da administração do centro comercial sobre o fato e até sugeriu que fosse feita uma parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
“[Quero] cobrar que haja uma segurança armada dentro do shopping, e mais do que isso, a segurança não é só dentro do shopping, mas no seu estacionamento também. Porque neste caso específico o ataque foi feito no estacionamento. Quero aqui fazer um apelo ao governo do estado para reforçar a segurança no entorno do shopping”, disse.
O parlamentar destacou que essa não é a primeira vez que o shopping enfrenta problemas de segurança.
Em dezembro de 2024, frequentadores do local foram surpreendidos por um tiroteio no estabelecimento. Na ocasião, um grupo de criminosos invadiu uma joalheria, rendeu uma funcionária e causou pânico entre os clientes.
Empresário do setor varejista e dono de lojas em vários shoppings de Manaus, o deputado estadual Rozenha (PMB) também criticou a administração do Manauara Shopping, afirmando que, apesar das altas taxas cobradas, o centro comercial falha na segurança dos clientes.
“Os lojistas pagam três coisas para o shopping: o aluguel, uma taxa de publicidade que representa 20% do aluguel, e o condomínio, que no caso do Manauara shopping é altíssimo. Esse condomínio é o que paga a segurança, ou seja, aquilo não é bancado pelo shopping, é bancado pelos lojistas. E esse assunto é para se pensar: por que é que estão acontecendo sequestros relâmpagos? Por que bandidos oriundos de outros estados da federação tiveram a cara de pau de invadir o shopping em plena luz do dia e assaltar uma joalheria com tiroteio e com sequestros? [Isso ocorre] porque existe falha na segurança do shopping e esse shopping tem recurso para isso. Não é pouco dinheiro que esse shopping arrecada. Agora, tem que se entender o que estão fazendo com os recursos do condomínio, porque se um bandido se sente à vontade, investiga de forma prévia a ação, ele se sente à vontade para executar um assalto de alta relevância e fazer um sequestro nas dependências do local, é porque há falha na segurança”, pontuou o presidente estadual do Partido da Mulher Brasileira no Amazonas.
A segurança do local é privada, e segundo o deputado, é a administração quem tem que investir para assegurar o lazer e a vida dos clientes, principalmente.
“O shopping é uma instituição privada. Lógico, que se tiver o apoio da força policial, sem dúvida, deve existir, mas dentro do shopping é prerrogativa da empresa Sonae Sierra prover a segurança dos clientes. A gente tem que procurar saber se está acontecendo economia nessa segurança, porque os bandidos estão extremamente à vontade para cometer sequestros, que é um crime inafiançável, e assaltos”, frisou.
A assessoria de comunicação do shopping foi procurada pela reportagem e informou que “prestou total apoio à cliente e que disponibilizou todas as informações necessárias para colaborar com as investigações”.
Sobre a cobrança dos parlamentares, o shopping disse, ainda, que “reitera o compromisso com a segurança, investindo continuamente em equipes capacitadas, tecnologia de monitoramento e colaboração com as autoridades para oferecer um ambiente cada vez mais seguro para os clientes e lojistas”.
Acompanhe o debate na Aleam:
LEIA MAIS:
- Polícia investiga sequestro relâmpago no Manauara Shopping
- Tiroteio é registrado no shopping Manauara, zona Centro-Sul de Manaus
- Princípio de incêndio atinge loja do Manauara Shopping
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.