Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Economia

Deputados do AM apontam redução de IPI como ameaça e medida desesperada de Paulo Guedes

A redução linear do imposto pode diminuir a competitividade das indústrias instaladas no Amazonas

Deputados do AM apontam redução de IPI como ameaça e medida desesperada de Paulo Guedes

(Foto: Divulgação/ Montagem)

MANAUS, AM – O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) e o deputado federal José Ricardo (PT/AM) afirmaram, nesta quinta-feira (17), que a possível redução do Imposto de Importação sobre Produtos Industrializados (IPI) para todas as indústrias é uma nova ameaça à Zona Franca de Manaus (ZFM). A redução linear pode diminuir a competitividade das indústrias instaladas no Amazonas.

“Significaria prejuízos porque o incentivo mais importante da Zona Franca de Manaus é exatamente o IPI. É claro que o que o ministro Paulo Guedes está tentando fazer é uma situação desesperadora dele, porque ele não entregou nada do que prometeu em 2018 e ele quer, agora, baixar a inflação de qualquer jeito.”, afirmou Serafim Corrêa.

Leia também: Proposta de redução de IPI ameaça Polo Industrial de Manaus, alerta Senador Omar

O deputado acrescentou que a medida tenta erroneamente diminuir a inflação no país. “Só que não é assim que se resolve. A inflação subiu por uma série de razões, inclusive, políticas criadas pelo próprio presidente Bolsonaro”, disse.

Bolsonaro
Foto: Reprodução

José Ricardo, por sua vez, disse que a redução linear e sem estudo adequado relembrou que essa não seria a primeira “ameaça” ao modelo econômico no atual governo. “É bom lembrar que a Zona Franca contribui para a preservação ambiental, geração de emprego, arrecadação estadual e também federal, gerando um superávit no processo de arrecadação”, afirmou.

Redução Linear

Paulo Guedes anunciou, na última sexta-feira (11), que tem a intenção de reduzir o IPI das indústrias. Desde então, as empresas da ZFM e o Governo do Estado do Amazonas estão em alerta para tentar impedir a iniciativa.

Saiba mais: Comitê criado por Wilson Lima se reúne para articular estratégia contra redução do IPI

A isenção do imposto é concedida às empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e tem garantido, ao longo dos anos, a competitividade das indústrias instaladas na região. Com o incentivo sendo estendido às empresas instaladas em outros estados, o modelo Zona Franca perderia a exclusividade.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.