
Fotos: Danilo Mello/Aleam
MANAUS – Autor de recentes decisões que mantiveram os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) e que garantiu a oferta de oxigênio ao Amazonas pelo governo federal durante a pandemia da Covid-19, o ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, foi ignorado por 22 dos 24 deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nessa sexta-feira (19).

Ele foi agraciado com a medalha Ruy Araújo – a mais alta comenda do Legislativo estadual – em uma solenidade no Plenário da Assembleia, na qual só estiveram presentes o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), e o deputado Sinésio Campos (PT). No local, foi possível ver cadeiras vazias, em um contraste a outras solenidades.
Leia mais: Carla Reis, desembargadora do TRE-AM, participa de homenagem ao ministro Lewandowski
A bancada dos parlamentares estava vazia, a galeria – que fica destinada à sociedade durante as solenidades -, estava ocupada apenas pela banda oficial da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) e o Plenário estava preenchido com autoridades do Judiciário, do Tribunal de Contas e demais órgãos da Administração Pública.

“É uma honra ter presidido e ser o autor da propositura que concedeu a Medalha Ruy Araújo, a maior comenda desta Casa, ao ministro Ricardo Lewandowski. Ele, como cidadão amazonense que é, veio receber a medalha e isso nos deixa feliz e honrado. O ministro é um defensor da Constituição e sempre preservará os direitos constitucionais do Estado, como no caso da Zona Franca, como já o fez quando foi necessário. É um prazer recebê-lo na Casa do Povo e ele sai daqui conhecendo mais o Amazonas, vendo a realidade do povo amazonense. Agora, como vice-presidente do Supremo, vai entender como é a realidade de fazer política no Estado. Hoje, a Assembleia mostra, mais uma vez, sua grandeza”, afirmou o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, diante de um plenário sem os parlamentares do Amazonas.
Leia mais: Em Manaus, ministro Lewandowski defende a urna eletrônica e a Zona Franca

Emocionado
Sem se importar com os ausentes, o ministro Ricardo Lewandoski emanou simpatia, recepcionou a todos, distribuiu abraços e estava, visivelmente, emocionado em receber a comenda no Amazonas.
“Estou muito orgulhoso e sensibilizado com essa homenagem. Estou emocionalmente muito ligado ao Amazonas. Já estive aqui como presidente do TSE, como presidente do Supremo, do CNJ em várias ocasiões, organizando eleições, estabelecendo audiências de custódia e tive a honra de ser agraciado com o título de Cidadão Amazonense. A medalha Ruy Araújo, que é o mais alto galardão da Assembleia Legislativa, é a expressão do próprio povo amazonense. Realmente, me enche de orgulho e, de certa maneira, confirma esse vínculo afetivo que tenho com esse pujante Estado”, disse o ministro Lewandowski.




Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.