Manaus, 3 de dezembro de 2024
×
Manaus, 3 de dezembro de 2024

Cenário

Deputados são criticados por concederem medalhas: ‘tá parecendo as Olimpíadas’

A declaração veio de um dos deputados que também já entregou medalha a outro político do AM neste ano.

Deputados são criticados por concederem medalhas: ‘tá parecendo as Olimpíadas’

(Foto: Hudson Fonseca/Aleam)

Manaus (AM) – Insatisfeito com a gestão do Executivo estadual, o deputado Wilker Barreto (Mobiliza) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (5), para criticar a atuação de seus colegas parlamentares.

Durante seu discurso, Barreto comparou a Casa legislativa às “Olimpíadas”, ironizando a frequência com que são concedidas medalhas e homenagens a secretários de Estado e outras personalidades, destacando que essas ações têm se tornado excessivas e desprovidas de critérios rigorosos.

“Eu só vejo secretários nesta Casa quando é medalha, por isso que a Assembleia está mais para comitê olímpico. No dia de [entregar] medalha, todo mundo bota o terno, todo mundo se maqueia e vem para a Assembleia. Eu quero ver um secretário, uma secretária de Estado vir aqui para prestar contas”, frisou o deputado estadual.

Barreto continuou a crítica ao Parlamento, já que ele atua como oposição ao Estado. Entretanto, o próprio político já homenageou outro político neste ano com a mais alta honraria da Casa, a Medalha Ruy Araújo.

Em 12 de agosto, há pouco menos de dois meses, Wilker Barreto entregou a honraria ao prefeito de Santo Antônio do Içá, Walder Ribeiro da Costa (Republicanos), o “Cecéu”, alegando que ele teve reconhecimento por sua “vasta experiência e feitos administrativos, que resultam no alto nível de investimento na infraestrutura e melhoria na qualidade de vida dos moradores do município”.

Em junho de 2023, sob a gestão de Cecéu, a Prefeitura de Santo Antônio do Içá foi alvo de investigação do Ministério Público Federal (MPF-AM) por possíveis irregularidades em licitações ligadas à construção de escolas, entre eles, o contrato n.º 019/2022, oriundo da licitação por tomada de preços n.º 002/2022, firmado em mais de R$ 1 milhão.

 

LEIA MAIS: