Manaus, 13 de julho de 2024
×
Manaus, 13 de julho de 2024

Cenário

Desembargador João Simões é homenageado com a ‘Medalha Ruy Araújo’

O magistrado do TJAM e presidente do TRE/AM recebeu a honraria em cerimônia na manhã desta quinta-feira, na Sede do Legislativo Estadual.

Desembargador João Simões é homenageado com a ‘Medalha Ruy Araújo’

(Foto: Chico Batata/TJAM)

Manaus (AM) – O desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM, João de Jesus Abdala Simões, foi homenageado na manhã desta quinta-feira (13/06) pela Assembleia Legislativa (Aleam) com a “Medalha Ruy Araújo”, a mais alta comenda concedida pelo Poder Legislativo do Amazonas. O TJAM foi representado, na ocasião, pela desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo.

A Resolução Legislativa n.º 520/2012 que concedeu a honraria a João Simões, foi oriunda de Projeto de Resolução de autoria do então deputado estadual Belarmino Lins. Nesta quinta-feira, na sessão solene realizada pela Aleam para outorga da Medalha, a saudação a Simões, em nome do Parlamento, foi proferida pelo deputado estadual George Lins, que destacou a trajetória do homenageado.

João Simões nasceu em Manaus (AM), formou-se em Direito (1974) pela Universidade do Amazonas; é especialista em Direito Privado (1982), pela mesma instituição; pós-graduado em Direito Processual, pela Fundação Getúlio Vargas (1999).

Exerceu a advocacia privada entre os anos de 1975 e 2004; a função de Juiz Jurista efetivo do Tribunal Regional Eleitoral por duas investiduras, entre os anos de 2000 e 2002; ingressou na magistratura através do Quinto Constitucional, no ano de 2004, representando a categoria de advogados.

No cargo de desembargador, exerceu a função de ouvidor-geral; de corregedor-geral de Justiça do Amazonas (2007/2008); de vice-presidente do TJAM (2008/2009), e, por fim, de presidente da Casa (2010/2012).

De 2016 a 2018, ocupou o cargo de vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, além da Presidência da Corte no biênio 2018-2020. No último mês de maio, retornou à Presidência do TRE/Am, eleito para o período de maio/2024 a janeiro /2025.

“Para mim é uma satisfação muito grande, felicidade que compartilho com toda a minha família e meus amigos, com essa homenagem, que vem da Casa do Povo, dos deputados que representam o povo do Amazonas. Minhas palavras são de gratidão, porque muitos foram os contemplados por essa Medalha, pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Amazonas, no campo da Educação, do Judiciário, da Saúde, enfim. Portanto, me incluir na galeria em que se encontram esses homenageados é realmente uma honra”, que fez uma referência nominal ao deputado Belarmino Lins, que fez a propositura da homenagem em 2012, e que agora, o filho do ex-parlamentar, deputado George Lins foi o responsável pela entrega da comenda ao magistrado.

A cerimônia de outorga da medalha reuniu inúmeras autoridades, servidores, amigos e familiares do magistrado.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: