Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Política

Deputados se preparam para volta do recesso e definem pautas 2020

Início dos trabalhos legislativos do Amazonas será na próxima terça-feira, dia 04 de fevereiro. Os 24 deputados estaduais retornam para discussão de pautas

Deputados se preparam para volta do recesso e definem pautas 2020

(Foto: Elisa Garcia Maia/Aleam)

A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) retorna aos trabalhos nesta terça-feira, 04. Com uma ampla pauta de discussões ligadas ao cenário nacional, nesse primeiro semestre de 2020, a Casa irá debater a autonomia do Banco Central, Pacto Federativo, Reforma Administrativa e Reforma Tributária.

Para o deputado Serafim Corrêa (PSB), os parlamentos estaduais não poderão fugir da pauta nacional e alertou para a “sentença de morte ou não” que a Zona Franca de Manaus (ZFM) receberá conforme a Reforma Tributária, além da Amazônia e BR-319.

“Amazônia é um tema dominante do mundo, o que envolve as condições climáticas, o desmatamento, as queimadas. Além dessas prioridades, está a ameaça do fim do Fundeb, previsto para dezembro de 2020 e nós temos que defender a continuação do Fundo. Também há a necessidade do equilíbrio e transparência nos gastos públicos, já recorrentes no meu mandato”, defendeu.

Culpas acumuladas

Serafim explicou que a BR-319 um dia já funcionou normalmente e que o seu abandono já se arrasta por mais de 30 anos, com tráfego precário.

“Não estou dizendo que isso é culpa do governo, mas são culpas acumuladas ao longo de 30 anos. Entendo que não se deva confrontar com ambientalistas, mas conversar com eles e encontrar uma solução. Hoje, quem se arriscar a andar na BR-319, corre o risco de cair num atoleiro e ficar muito mal”, lembrou.

“Debates em defesa e garantia dos direitos dos cidadãos”, garante Josué

Através de sua assessoria de comunicação, o presidente da Casa, Josué Neto (PSD), disse que quer imprimir um ritmo dinâmico dos trabalhos desde o primeiro dia.

“Estamos finalizando os preparativos para que possamos manter o ritmo do trabalho, diálogo e debates que estejam na direção da defesa e garantia dos direitos dos cidadãos de bem”, afirmou.

Josué lembrou que a Assembleia encerrou os trabalhos de 2019, sem projetos pendentes de votação. Em Sessão histórica, no dia 19 de dezembro, por exemplo, foram analisados 111 projetos, entre eles o da Lei Orçamentária Anual (LOA 2020).

“Irei cobrar a execução de orçamentos do povo já aprovados”, diz Barreto

O deputado Wilker Barreto (Podemos), líder da oposição na ALE-AM, disse ao Amazonas 1 que vê o retorno dos trabalhos legislativos com bastante expectativa.

“Ficou claro que a sociedade está muito atenta às movimentações da Assembleia. A lei delegada não repercutiu bem e isso é um alerta para que os deputados fiquem atentos das questões das ruas, da sociedade.

O deputado também disse que irá cobrar do governo do Amazonas a execução de orçamentos já aprovados.

“Tem alguns projetos que precisam ser apreciados como a questão da não obrigatoriedade do recolhimento de caso em função de atraso de IPVA. Na pinha opinião isso é afrontoso”, defendeu.

Wilker Barreto, que não descarta a pré-candidatura à prefeitura de Manaus pelo Podemos, disse que não vê nenhum problema em conciliar agenda de campanha com a agenda da Assembleia Legislativa.

“Em questão as eleições, não vejo nenhum problema de conciliar, até porque de manhã todo mundo trabalha, ninguém precisa faltar às sessões plenárias. Já participei de várias reeleições, inclusive quando era vereador, e nunca tive nenhuma falta”, concluiu.