Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cenário

Derrotados nas últimas eleições, antigos políticos tentam voltar ao poder

Entre os candidatos que querem voltar a ter um mandato estão ex-deputados federais e estaduais, ex-vereadores e até ex-prefeitos.

Derrotados nas últimas eleições, antigos políticos tentam voltar ao poder

Edílson Gurgel, Platiny Soares, Ronaldo Tabosa, Gedeão Amorim, William Abreu, Mirtes Salles, Conceição Sampaio e Pauderney Avelino. (Foto: Divulgação)

MANAUS – O prazo para solicitar o registro de candidatura à Justiça Eleitoral encerra na próxima segunda-feira (15). No Amazonas, até esta sexta-feira (12), foram registrados 361 pedidos para deputado estadual e 114 para deputado federal. A lista é composta por novos e velhos nomes da política.

Entre os candidatos que querem voltar a ter um mandato podem ser observados ex-deputados federais e estaduais, ex-vereadores e até ex-prefeitos.

Um dos partidos que mais “resgatou” políticos antigos foi o Avante, que tem como candidatos o ex-deputado federal Hissa Abraão, que busca uma vaga na Câmara Federal. Hissa também já foi vice-prefeito de Manaus na gestão de Arthur Neto (PSDB).

Leia mais: Eleições 2022: juiz do TRE-AM garante eficiência da Justiça Eleitoral no Amazonas

Com desejo de voltar à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), também estão na lista os ex-deputados estaduais Janjão – eleito em 1994, Miguel Carrate – eleito em 1998 e 2002 – e Platiny Soares, eleito em 2014. Miguel Carrate é marido da vereadora Glória Carrate.

Miguel Carrate e sua esposa, a vereadora Glória Carrate (Foto: Divulgação)

O ex-deputado federal Gedeão Amorim também busca por uma cadeira na Aleam. A última eleição que ganhou foi em 2016 – como vereador -, mas deixou a cadeira no final de 2017 para assumir a vaga de Sabino Castelo Branco na Câmara Federal, após o parlamentar se afastar por problemas de saúde. Gedeão ainda disputou as eleições em 2018, mas não foi eleito. Ele voltou para o cargo de vereador em 2019 e, após o fim do mandato, não conseguiu se reeleger.

Ex-vereador André Luiz (Foto: Divulgação)

Além deles, ainda pelo Avante, os ex-vereadores Ronaldo Tabosa – eleito em 2012 – e André Luiz – eleito em 2016 – também buscam vaga na Aleam. Eles também disputaram as últimas eleições, mas não foram eleitos.

Leia mais: Candidaturas femininas ganham destaque nas eleições no Amazonas

O ex-prefeito de Manaus Alfredo Nascimento (PL) e o ex-deputado federal Pauderney Avelino (União Brasil) também tentam neste pleito conquistar vaga no Congresso, porém, ambos amargaram derrotas nas últimas eleições. Alfredo tentou vaga para o Senado em 2018 e concorreu para prefeito em 2020. Já Pauderney, não consegue se eleger desde 2012, quando disputou a prefeitura. Em 2014 e 2018, ele tentou vaga na Câmara Federal.

Ex-prefeito Alfredo Nascimento (Foto: Divulgação)

Outros políticos conhecidos que tentam reconquistar os eleitores são os ex-deputados federais Praciano (PT) e Conceição Sampaio (PSDB). Em 2014, Praciano concorreu ao Senado, mas não se elegeu. Já Conceição não consegue se eleger desde 2018.

Já os ex-vereadores William Abreu (PMB), eleito em 2016, e Mirtes Salles (Republicanos) também concorrem a deputado estadual e federal, respectivamente. Mirtes Sales foi eleita pela última vez em 2004, mas em 2019, assumiu a vaga de Joana D’arc na CMM, quando esta foi eleita deputada estadual.

Também consta na lista o ex-vereador e ex-deputado estadual Edílson Gurgel (PMN), que está sem mandato desde 2006, e o ex-prefeito de Téfé, Jucimar Veloso, conhecido como Papi. Gurgel concorreu às eleições de 2010 e 2020; todavia não teve sucesso.