Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cidades

Detran-AM e PM reforçam ações contra ‘rolezinho’ e ‘racha’ em Manaus

Durante as ações que vêm ocorrendo desde o dia 3 de março, o Detran-AM e a PM conseguiram desarticular pelo menos quatro 'rolezinhos' e um racha

Detran-AM e PM reforçam ações contra ‘rolezinho’ e ‘racha’ em Manaus

(Isaque Ramos/Detran-AM)

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) reforçaram as ações contra os chamados “rolezinhos” de motociclistas em Manaus, como parte da Operação Via Segura, que ocorre desde o início de março. A população pode denunciar.

No artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), consta que participar de corrida, disputa ou competição automobilística ou ainda de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, sem autorização pela autoridade competente, pode resultar em penas de detenção, multa, suspensão ou até mesmo a proibição de obter a CNH.

Segundo o Detran-AM, os “rolezinhos” se tornam uma ação ilícita quando os motociclistas participam sem autorização dos órgãos competentes. Além disso, alguns condutores cometem infrações relacionadas à condução desses veículos, como conduzir o veículo sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conduzir motocicleta sem retrovisor, sem capacete, conduzir veículo com descarga livre e outras infrações.

Ações

Durante as ações que vêm ocorrendo desde o dia 3 de março, o Detran-AM e a PM conseguiram desarticular pelo menos quatro ‘rolezinhos’ e um racha.

No dia 3 de março, a operação foi realizada na rua Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, zona leste, para apurar possível concentração de motocicletas que estariam se preparando para iniciar um “rolezinho”. Com a chegada da equipe no local, alguns condutores abandonaram as motocicletas, tendo sido removidas 38, além de um carro.

No último domingo (5), a fiscalização recebeu denúncia de que diversos motociclistas iriam realizar manobra perigosa na região do Parque Mosaico, bairro Planalto, zona centro-oeste. A equipe conseguiu identificar, autuar e remover 18 motocicletas pela infração de utilizar veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa e por licenciamento em atraso.

Entre a noite de terça-feira (7) e a madrugada de quarta-feira (8), o desdobramento da Operação Via Segura resultou na desarticulação de um “rolezinho” e de um “racha”, que iriam ocorrer nos bairros Compensa e Ponta Negra, respectivamente, ambos localizados na zona oeste de Manaus.

De acordo com Arthur Cruz, coordenador de operações do Detran-AM, durante as duas ações foram removidas 32 motocicletas e aplicadas 163 autuações decorridas de inúmeras irregularidades, tais como: condução do veículo sem uso de capacete e sem CNH, sem equipamento de uso obrigatório, descarga livre e licenciamento em atraso.

LEIA MAIS: