MENU

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Dia Nacional do Livro Infantil: Amazonas1 traz sugestões de leitura para a criançada; confira!

Neste domingo (18) comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil e aqui vão algumas sugestões de leitura para a garotada; confira!
• Publicado em 18 de abril de 2021 – 10:20
Foto: Divulgação

MANAUS, AM – A leitura, que é de suma importância para o desenvolvimento intelectual e social, traz vários benefícios: aguça a criatividade, exercita a memória, contribui para o enriquecimento do vocabulário, distrai, melhora a escrita, entre outros.

Leia mais: Dia Nacional do Livro Infantil: editora Valer promove ‘Contação de História’ e promoção relâmpago

E a literatura infantil? Contos alegres, letras divertidas, desenhos ilustrados e muitas cores, são alguns dos elementos que dão vida aos livros voltados para a criançada. Muitas obras, inclusive, podem marcar época.

Neste domingo (18) comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil e, pensando nisso, o Portal Amazonas 1 resolveu trazer para você obras que farão esse dia bem mais feliz e proveitoso.

Mas você pode se perguntar: em meio a  tantas datas do nosso calendário, por que o dia 18 de abril foi escolhido como O Dia Nacional do Livro Infantil?

Essa data foi escolhida, pois no mesmo dia e mês do ano de 1882, nascia Monteiro Lobado, considerado o pai da literatura infantil brasileira. Logo, tal dia celebra e homenageia o escritor, que é referência até os dias atuais.

Leia mais Thiago de Mello: conheça os dois livros mais famosos do escritor amazonense, que completa 95 anos

Caso você não se recorde, ele foi o responsável por dar vida aos personagens Emília, Dona Benta, Tia Nastácia, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Rabicó e a Cuca, que moravam no nostálgico ‘Sítio do pica-pau amarelo’. Essa é uma das obras mais lembradas do autor e fez parte da infância de muitos.

Não só o querido Monteiro Lobato sabia da importância da leitura. A prática é essencial para os adultos, mas também para os pequenos. Se incentivada desde a infância, durante a vida adulta, as pessoas terão amor pela leitura e a exercitarão sempre.

Além de Monteiro Lobato,  outros escritores como Ana Peixoto, Leyla Leong, Elson Farias entre outros , engradeceram a literatura infantil com suas obras. Conheça um pouco mais sobre as obras dos escritores do nosso Amazonas e, hoje, no Dia Internacional do Livro Infantil, aproveite! Apresente-os para a garotada!

Histórias de bichos da Amazônia – Ana Peixoto

Foto: Divulgação

Apesar de não estar mais entre nós, Ana Maria de Souza Peixoto, mais conhecida na literatura infantil como Ana Peixoto, foi uma escritora renomada e conhecida no Estado do Amazonas.

Ana possui várias obras publicadas, sua maior paixão sempre foi escrever para os pequenos leitores. Uma de suas produções mais conhecidas é a “História de bichos da Amazônia”.

O livro é uma narrativa Sateré-Maué, que conta histórias de encontros entre os animais: papagaio, cobra, jabuti, coruja e o sapo, que se reúnem e falam sobre preservação e meio ambiente.

Além de ser didático, o livro é uma das obras mais conhecidas de Ana Peixoto, vale a pena ler!

Cida, a macaca travessa – Leyla Leong

Foto: Divulgação

Outra escritora amazonense incrível é Leyla Leong. Além de escritora, Leyla é ilustradora botânica e jornalista.

Entre suas obras, uma que se destaca é “Cida, a macaca travessa”. O  livro  enfatiza a questão do meio ambiente, trazendo aos pequenos uma importante mensagem: a natureza precisa ser amada, preservada e respeitada.

Para isso Cida, a macaca protagonista, é a motivadora que vai informar para as crianças, de forma dinâmica, a importância do meio ambiente e da consciência ecológica.

As aventuras do Zezé – Elson Farias

Foto: Divulgação

E, para finalizar, o Amazonas 1 traz, também, o escritor Elson Farias. Nascido no município de Itacoatiara (AM), Elson é um dos escritores mais renomados do Amazonas.

Suas obras infanto-juvenis sempre conquistam leitores, até mesmo os adultos não resistem. Um dos seus trabalhos mais conhecidos é o livro  “As aventuras do Zezé”.

A obra nasceu quando Elson decidiu transformar seu filho,  José Eugênio, em uma inspiração para o personagem Zezé. Ele é um menino que ama ficar na beira do rio com seu pai, ouvindo as histórias sobre a floresta e se encanta com as narrativas do pai.

Gostou das indicações do Portal AM1?

Então, não espere muito para levar uma boa leitura para as crianças, incentivar a leitura infantil, hoje, tornará as crianças adultos conscientes.

Leitura gera conhecimento, um livro infantil aguça a imaginação, e a literatura é um dos passos mais importantes na educação.

A literatura se tornou uma ferramenta social, pois traz as mais inusitadas experiências e, por muitas vezes, dão luz para os que se veem em um mundo de completa escuridão.

Nunca se é velho demais para apreciar e se esperançar com a leitura, pois dela, ainda hoje, tiramos as melhores lições para a vida.

Dia Nacional do Livro Infantil: Amazonas1 traz sugestões de leitura para a criançada; confira!

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap