Manaus, 10 de maio de 2024
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Erlan Alves

Dicas de Como Criar Um Bom Currículo

Dicas de Como Criar Um Bom Currículo

Foto: arquivo pessoal

Vamos conhecer dicas para montar um CV que irá se destacar e aumentar suas chances de ser chamado para a entrevista de emprego. Provavelmente você nem imagina, mas talvez seu currículo já tenha sido descartado de alguma seleção por causa da aparência e do excesso (ou falta) de informações apresentadas. Ter experiência e estudos é importante, mas não saber como apresentá-los pode colocar tudo a perder.

É óbvio que não existe o currículo ideal. Cada empregador vai olhar de uma forma diferente para o que tiver em mãos. Por isso, o segredo é conhecer bem a empresa onde quer trabalhar e estruturar as informações de acordo com o perfil do lugar – e jamais mentir no CV.

A primeira ação a fazer é buscar um equilíbrio: nem detalhes em excesso, nem informação de menos. Nem tão longo, nem tão curto. Usar a objetividade é o primeiro passo. Informações bem estruturadas ajudam a capturar de imediato o olho do seu futuro empregador.

DICA 1:

Economize na quantidade de dados pessoais:

Não precisa preencher o currículo com todos os tipos de dados pessoais. O possível empregador não precisa saber do seu RG, CPF, tampouco do nome dos seus pais antes mesmo de contratá-lo. Em vez disso, coloque apenas:

Nome completo

E-mail

Telefone de contato

Endereço do seu perfil em redes profissionais, como o LinkedIn (se tiver). Evite incluir perfil de redes sociais pessoais.

Cidade onde mora

Idade ou data de nascimento (opcional)

Aqui vale uma observação importante: cuidado com os nomes que você usa em e-mails e endereços de redes sociais.

DICA 2:

Especifique uma área de atuação:

Depois dos dados pessoais e antes da descrição de suas experiências e formação, é legal apresentar uma área de atuação bem definida, com bom destaque, usando poucas palavras. Essa informação deve comunicar, de maneira rápida e genérica, com o que você trabalha. Exemplo:

Redes Sociais e Publicidade Online

Recursos Humanos e Gestão de Pessoas

Finanças e Controladoria

Enfermagem e Acompanhamento de Saúde

Este não é o espaço para informar o cargo desejado (gerente de compras, assistente comercial, analista de redes sociais). É importante saber diferenciar cargos de áreas de atuação.

DICA 3:

Descreva sua formação:

Descreva, de forma sucinta, seus cursos de graduação e pós-graduação. Utilize os seguintes dados e use sempre a ordem do mais recente para o mais antigo. Veja como fazer:

Modalidade do curso

Título do curso

Instituição

Local do Curso

Período do curso (se já está concluído ou ainda em conclusão).

Exemplo:

Mestrado em Biologia Marinha – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) – 2015 (em curso)

Graduação em Ciências Biológicas – Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo/SP) – 2011 – 2014.

DICA 4:

Faça um resumo das suas qualificações:

Usando poucas palavras, faça um resumo das suas principais qualificações, descrevendo as áreas de atuação e seu papel em cada uma delas. Exemplo:

Redes Sociais: produção de conteúdos, interação com o público no Twitter e no Facebook, gerenciamento de crises, encaminhamento de solicitações.

Publicidade Digital: experiência em publicidade do Google, definição de campanhas, planejamento de custos.

Evite colocar uma lista muito grande de qualificações, mesmo que sejam importantes. Escolha apenas aquelas que têm mais a ver com a empresa onde você concorre a uma vaga.

DICA 5:

Capriche na experiência profissional:

Essa é uma das partes mais importantes do seu currículo, é preciso tratá-la com atenção especial. Aqui devem entrar suas experiências mais atuais e relevantes. A ordem das experiências deve ser sempre da mais recente para a mais antiga.

Os dados que devem aparecer são:

Nome da empresa onde trabalha ou trabalhou

Período em que trabalhou nesta empresa (ou se ainda está nela)

Brevíssima descrição da empresa

Último cargo ocupado ou função realizada

Descrição das suas atividades nesta empresa

Exemplo:

Mídia Digital Ltda. (2011-2015)

Empresa especializada na produção e execução de campanhas de mídias sociais para grandes corporações.

Cargo: Gestor de mídias

Atividades:

– Gerenciar a produção de campanhas online dos principais clientes da empresa.

–Desenvolver relatórios de produção, com análise crítica e recomendações.

–Gerenciar equipes de produção de conteúdos (texto e imagens) para veiculação na internet.

Outra informação importante: se você tem muitas experiências anteriores ou fora da área para a qual você disputa uma vaga, deixe-as para lá. Não precisa criar uma lista enorme de empresas só para provar que tem experiência. Escolha as cinco mais relevantes para detalhar, mesmo que sejam antigas.

DICA 6:

Cite cursos e outras atividades:

Se você tem cursos técnicos, experiências internacionais, ou participação em eventos que possam turbinar as chances de ganhar a vaga, liste-os no fim do currículo. Não precisa encher de detalhes nem fazer uma lista comprida de eventos. Basta colocar o título, a instituição, o local e a data. Exemplo:

-Curso de formação em monitoria de redes sociais, pelo Instituto Internacional de Mídia. Fortaleza (CE), 2014.

-Curso avançado de gerenciamento de redes, pela Associação Brasileira de Mídia Digital. Florianópolis (SC), 2015.

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