Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

Diferente de grandes capitais, Manaus registra aumento populacional de 14,5%

Taxas robustas de crescimento, acima de 9%, também foram observados por exemplo em Brasília, João Pessoa e Boa Vista.

Diferente de grandes capitais, Manaus registra aumento populacional de 14,5%

População Manaus (Foto: Mário Oliveira/ Semcom)

Manaus (AM) – A divulgação dos primeiros dados do Censo 2022, nesta semana, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que as cidades de Salvador, Natal, Belém e Porto Alegre tiveram reduções populacionais acima de 5% nos últimos 12 anos. Porém, ocorreu um movimento inverso com Manaus, que teve um crescimento populacional de 14,5% nos últimos 12 anos.

Nem todas as capitais registraram queda ou aumento tímido no volume de moradores. Em Manaus, houve um incremento de 261.533 moradores, a maior variação do país em números absolutos.

Segundo Ricardo Ojima, pesquisador do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), não só no Brasil como em todo o mundo, se observa um movimento demográfico caracterizado pela reacomodação da população nas cidades do entorno das grandes metrópoles.

Num futuro não muito distante, a população também vai começar a se dirigir para os municípios do entorno. O pesquisador também chama a atenção para a questão territorial.

“Manaus é um exemplo. Pela sua extensão, é capaz de acomodar novas populações. Diferentemente de outras capitais que já tem um território limitado pelos municípios do entorno. É o caso de Salvador. Não tem muito mais para onde a população ir nas áreas mais periféricas da capital baiana e assim a população vai transbordando para as cidades vizinhas. Em Belém, é a mesma coisa. A capital paraense está comprimida e há esse transbordamento para os municípios do entorno. E aí há um crescimento expressivo, por exemplo, de Ananindeua”.

Taxas robustas de crescimento, acima de 9%, também foram observados por exemplo em Brasília, João Pessoa e Boa Vista.

No Centro-Oeste, verificou-se um aumento superior a 10% em Goiânia, Campo Grande e Cuiabá. É a única região do país onde todas as capitais estaduais tiveram aumento populacional.

LEIA MAIS: