Manaus, 16 de abril de 2024
×
Manaus, 16 de abril de 2024

Cultura

Diretor teatral Jorge Bandeira lança novo livro: Cabeças Decapitadas, Dramaturgia e Reflexões Cênicas

A obra é feita para todos os quem se interessam pelas artes, pessoal das artes cênicas, do teatro e cursos de dramaturgia

Diretor teatral Jorge Bandeira lança novo livro: Cabeças Decapitadas,  Dramaturgia e Reflexões Cênicas

Foto: Divulgação/Rede Social

O novo livro do escritor, ator e diretor Jorge Bandeira, ‘Cabeças Decapitadas – Dramaturgia e Reflexões Cênicas’, vai ser lançado na segunda- feira (25), às 19 horas, na sede da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), na rua José Clemente, 500.l, edífio Rio Mar (sala 309), Centro, uma nova edição ampliada, ilustrada com fotografias, e com novas críticas, considerações e reflexões sobre a dramaturgia, o ato de encenar e fazer arte em geral.

Leia mais: Médico João Bosco Botelho lança livro sobre o Clube da Madrugada, nesta quinta, em Manaus

A nova edição é um prêmio do edital Amazonas Criativo, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SEC), com impressão pela Editora Valer. Bandeira destaca que a obra teve a colaboração de muitas pessoas, “e aí eu gostaria de citar a participação de pessoas que são muito importantes pra esse livro chegar ao que ele chegou, como o diretor e dramaturgo Douglas Rodrigues, do dramaturgo Tenório Telles, e Italo Ruy, que foram essenciais para a realização desse projeto”.

Segundo ele, a obra é feita para quem se interessa pelas artes, além do público-alvo, o pessoal das artes cênicas, do teatro e cursos de dramaturgia. “Espero alcançar o mesmo êxito do Cabeças Decapitadas, de 2015, e nessa segunda edição, revista e ampliada, onde inclui a minha dramaturgia”. Bandeira comenta que ainda tem muitas críticas que ficaram de fora e daria pra editar três ou quatro livros.

Leia mais: Jornalista Cynthia Blink relata experiências ao longo dos 10 anos de carreira em livro

O presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles, que também é dramaturgo e faz a apresentação do novo livro de Jorge Bandeira. Ele diz que o autor firmou uma sólida reputação como artista na cena cultural do Amazonas. “Criador versátil, reúne múltiplos talentos como ator, músico, dramaturgo e crítico teatral, além de teórico e educador. Seu trabalho teve impacto na formação de várias gerações de atores e diretores de teatro”.

Foto: Divulgação

Primeira edição

Na primeira edição de “Cabeças Decapitadas – Ensaios e Críticas Teatrais e Cênicas”, de 2015, lançada em 2016, o autor desenvolveu o “método amazônico de crítica teatral”, uma metodologia que inclui critérios como a análise detida das montagens, com muita cautela. “Só publico resenhas de espetáculos que assisti pelo menos duas vezes, e caso alguma apresentação não tenha me agradado,  resolvo deixar a opinião de lado”, revela o autor, que já colaborou com o “Jornal do Comércio”, “Amazonas Em Tempo”,“Correio Amazonense” e a revista “Ideias Editadas”.

Um dos artistas mais expressivos do teatro no Amazonas, Jorge Bandeira contribui, com esta obra, para fixar a memória teateal no Amazonas, destacando os espetáculos, os diretores, atores, os dramaturgos e o impacto cultural de suas obras.