Manaus, 23 de maio de 2024
×
Manaus, 23 de maio de 2024

Política

Disco furado: deputados de oposição na Aleam são mais do mesmo

Deputados Wilker Barreto e Dermilson Chagas levam para a tribuna da Aleam os mesmos discursos e assuntos, sem novidades

Disco furado: deputados de oposição na Aleam são mais do mesmo

Foto: Reprodução

Manaus/AM – Os deputados de oposição na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) têm a função de contrapor o governo estadual, mas também podem tratar de outros assuntos que sejam de interesse coletivo ou beneficiem a população. Porém, tal qual um disco furado, alguns parlamentares fazem os mesmos discursos, que, muitas vezes, parecem ser exatamente a mesma fala.

De forma repetitiva, os deputados Wilker Barreto e Dermilson Chagas, ambos do Podemos, levam para a tribuna da Aleam os mesmos discursos e assuntos, que são voltados para o impeachment do governador.

Leia mais: ‘Deputado babão, puxa-saco’, dispara Sassá após Péricles homenagear Bolsonaro

Aparentemente, sem ter pautas novas, os parlamentares apelam para relembrar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde realizada pela Aleam no meio do ano passado.

Nessa semana, inclusive, Wilker e Dermilson repercutiram a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Wilson Lima, além de criticar que a CPI da Covid no Senado terá como membros dois ex-governadores do Amazonas, os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB).

Nas redes sociais, o desempenho para outros temas também é baixo e não se vê outro assunto. Não há discursos ou postagens sobre destinação de emendas parlamentares, fiscalização em outros setores, ou ações de benefício para a população. Todos os posts são voltados para críticas ao governo.

Vale lembrar que os dois parlamentares são aliados do ex-governador Amazonino Mendes, que já sinalizou candidatura nas eleições de 2022, mas sem explicitar o cargo. A especulação é que ele venha para o governo do Amazonas ou Senado.

Oposição fraca

De acordo com o sociólogo e professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Luiz Antônio Nascimento, o papel de parlamentares de oposição, de fato, é se opor a medidas e ações governamentais que venham a prejudicar a população.

“O papel da oposição é fazer a crítica ao governo, fazer a vigilância do governo e fazer a disputa política na direção contrária, digamos assim, do governo. O governo, por exemplo, propõe aumentar os impostos sobre o salário de servidor público, ou, ainda, propõe congelar o salário de servidores públicos estaduais. O papel da oposição é se opor a isso, é denunciar isso e tentar barrar que os servidores públicos estejam penalizados sob o salário”, explicou.

Leia mais: Votos favoráveis de seis deputados ao título de cidadão amazonense a Bolsonaro ‘evaporam’

Porém, na visão do especialista, deputados que apenas criticam o governo sem apresentar soluções efetivas e que sejam aprovadas, como é o caso de Dermilson e Wilker, são de uma oposição fraca na Aleam.

“Sinal de que não têm projeto, uma oposição qualificada tem projeto. Veja oposição ao Bolsonaro, eles falam do desgoverno Bolsonaro e apontam alternativas e saídas, a exemplo do auxílio emergencial que só saiu por causa da oposição”, explicou Luiz Antônio.

Sem resposta

A reportagem procurou a assessoria de comunicação dos dois deputados para saber quais as últimas ações efetivas de cada um, seja em Manaus ou no interior, entre visitas e quaisquer tipos de auxílios à população, além de outras atividades desenvolvidas. Também foram solicitadas as últimas propostas dos parlamentares aprovadas na Aleam.

Porém, não houve retorno até a publicação da matéria. O espaço continua aberto para as respostas.