Manaus, 24 de agosto de 2026
×
Manaus, 24 de agosto de 2026

Cenário

Divergência em sistema eleitoral abre disputa que pode afetar candidatura de Carlinhos Bessa

Deputado estadual diz estar no União Brasil, mas ainda aparece como dirigente de federação da qual o partido não faz parte.

divergencia-em-sistema-eleitor

(Foto: Divulgação/Aleam)

Manaus (AM) — O deputado Carlos Eduardo Bessa de Sá acionou o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para tentar corrigir registros partidários que, segundo ele, continuam vinculando seu nome à Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV).

O processo nº 0600156-11.2026.6.04.0000 é uma tutela antecipada antecedente e tem como requerida a Federação Brasil da Esperança.

Segundo Bessa, ele era filiado ao Partido Verde, uma das legendas que integram a federação, e chegou a ocupar uma função na estrutura dirigente estadual. Posteriormente, teria se filiado ao União Brasil, partido que não integra a Federação Brasil da Esperança.

O problema apontado pelo parlamentar está nos sistemas da própria Justiça Eleitoral. Enquanto o FILIA passou a indicar Bessa como filiado ao União Brasil, o sistema SGIP continuou registrando o deputado como segundo vice-presidente da Federação Brasil da Esperança no Amazonas.

Bessa pediu à Justiça Eleitoral a correção dos registros e afirmou ter manifestado sua intenção de deixar a função dirigente.

A relatora, juíza Maria Auxiliadora dos Santos Benigno, negou a tutela de urgência. Segundo a magistrada, a análise imediata não seria adequada porque os registros são alimentados de forma bilateral, envolvendo partido e Justiça Eleitoral, e o caso exige maior aprofundamento.

A unidade responsável pelos registros partidários deverá prestar informações sobre os pedidos em três dias. Depois, Bessa será intimado e o processo seguirá para manifestação do Ministério Público Eleitoral. Veja o documento:

LEIA MAIS: