Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cidades

Dom Leonardo Steiner é nomeado arcebispo da Arquidiocese de Manaus

A nomeação foi divulgada na manhã desta terça-feira. A posse do novo arcebisbo está prevista para o dia 31 de janeiro

Dom Leonardo Steiner é nomeado arcebispo da Arquidiocese de Manaus

Dom Leonardo Steiner (Foto: Divulgação)

O Vaticano divulgou na manhã desta quarta-feira, 27, a nomeação do novo arcebispo da Arquidiocese de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, atualmente bispo auxiliar em Brasília. A informação foi divulgada no Jornal “L’Osservatore Romano”, às 7h (horário de Manaus).

Dom Leonardo Steiner é o sucessor de Dom Sérgio Castriani que pediu renúncia por questões de saúde, mas permanece administrador apostólico até o dia da posse, agendado para o dia 31 de janeiro, às 18h, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição.

Sobre Dom Leonardo

Dom Leonardo Ulrich Steiner nasceu no dia 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha (SC). Ingressou na Ordem dos Frades Menores (OFM) no dia 20 de janeiro de 1972, quando foi admitido no Noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Cursou Filosofia e Teologia em Petrópolis (RJ), de 1973 a 1978, quando os dois cursos eram integrados. Foi ordenado padre pelas mãos de dom Paulo Evaristo Cardeal Arns, seu primo, no dia 21 de janeiro de 1978.

Por sua formação pedagógica, Dom Leonardo assumiu trabalhos na área da educação, compondo os quadros de professores das suas casas de formação. De 1981 a 1982, concluiu o curso de Pedagogia, e de 1987 a 1994 tornou-se “mestre de noviços”. A partir de 1995, o frei Ulrich foi para o Pontifício Ateneu Antoniano, em Roma, onde fez mestrado e doutorado em Filosofia.

De 1999 a 2003 exerceu a função de secretário geral do Pontifício Ateneu Antoniano. De volta ao Brasil, frei Ulrich foi nomeado vigário da paróquia do Senhor Bom Jesus, Curitiba (PR), onde também passou a lecionar na Faculdade de Filosofia São Boaventura.

 

(*) Com informações da assessoria