Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Domínio do tráfico na Zona Sul tem ‘expulsado’ moradores de suas casas

Com medo de represálias, de serem mortos ou perder familiares para o tráfico, muitos moradores têm tentado vender suas residências e, alguns até mesmo as abandonam

Domínio do tráfico na Zona Sul tem ‘expulsado’ moradores de suas casas

Casa totalmente abandonada no Beco JB SIlva (Foto: Márcio Silva/Amazonas1)

O domínio das facções criminosas nos bairros da Zona Sul de Manaus têm provocado um fenômeno curioso: uma espécie de êxodo urbano entre os moradores daquela área, que estão abandonando literalmente suas casas com medo de serem mortos ou cooptados pelos traficantes.

E isso não é diferente no beco JB Silva, no bairro do Crespo, onde aconteceu uma espécie de “chacina” entre a noite de terça-feira, 29, e a madrugada de quarta-feira, 30, quando policiais militares, ao receberam denúncia anônima, foram conferir a informação, ocasionando em um confronto direto resultando em 17 mortos.

No beco JB Silva é possível notar diversas pichações que evidenciam a marcação de território do Comando Vermelho (CV), uma das facções criminosas que estão em guerra na cidade para obter o domínio dos pontos de tráfico na Zona Sul.

A reportagem do Amazonas1 esteve no local e pôde verificar o terror estampado no rosto dos moradores, que por medo de represálias temem em dar informações ou falar com a imprensa.

Mas, uma moradora, que não quis se identificar, revelou que está vendendo sua residência por querer sair do local e confirmou que área é uma boca de fumo da facção.

Já outra moradora, que vive no local há 10 anos, também está tentando sair do beco devido as últimas ocorrências.

“Antes não era assim, nos últimos 3 anos que começou a ficar violento. Eu quero me mudar, mas ninguém quer comprar casa aqui. Até que tinha parado, mas voltou”, disse, mostrando a janela atingida por duas balas.

Em outros pontos do beco, rastros de sangue e marcas de balas ficam evidentes. Além de diversas placas para venda de residências, uma casa foi completamente abandonada pelos moradores.