Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Política

Doria marca reunião com partidos e ameaça ir à Justiça para ser candidato a presidente

Em um gesto para tentar barrar as articulações em torno de Leite, Doria divulgou manifesto assinado por 73 advogados.

Doria marca reunião com partidos e ameaça ir à Justiça para ser candidato a presidente

Foto: Metrópoles

Os líderes do MDB, do União Brasil e do PSDB e os pré-candidatos das três siglas à Presidência vão se reunir em um jantar na segunda-feira, 25, na casa do ex-governador João Doria, para discutir os critérios que serão adotados para a escolha do nome que vai representar a chamada terceira via na disputa presidencial. Uma eventual mudança no calendário também será debatida.

Pelo acerto inicial, o colegiado vai escolher seu pré-candidato no dia 18 de maio. Integrantes do MDB e do União Brasil disseram reservadamente que Doria pediu a mudança da data para 31 de maio, o que foi negado pelo ex-governador em suas redes sociais.

O encontro vai ocorrer no momento em que o grupo do ex-governador paulista ameaça recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir que o resultado das prévias tucanas do ano passado não possa ser revogado por nenhuma outra instância partidária.

Leia mais: PT troca marqueteiro de campanha de Lula em meio a brigas internas

Conversa tensa

Aliados do ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite – que foi derrotado por Doria na eleição interna – alegam que o diretório nacional do PSDB e a convenção nacional da legenda são soberanos para definir o futuro do partido.

Os dois ex-governadores se reuniram em São Paulo na semana passada para tratar do tema. Segundo interlocutores de Doria, o que parecia ser uma tentativa de trégua se tornou uma conversa tensa e o paulista deixou claro que iria judicializar o processo se o rival insistisse com sua pré-campanha paralela.

Em um gesto para tentar barrar as articulações em torno de Leite, Doria divulgou ontem um manifesto assinado por 73 advogados que corrobora o apoio ao resultado das prévias realizadas pelo PSDB em novembro de 2021.

As informações são da Agência Estado