Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Dragagem do Igarapé do Mindu está em fase final de conclusão

Foram mais de 6 mil metros de dragagem feita na área durante um período de cinco meses

Dragagem do Igarapé do Mindu está em fase final de conclusão

Prefeito vistoriou a obra neste sábado, 14, com equipes da Seminf (Foto: Semcom)

Em fase final das obras, o Igarapé no Mindu, no trecho que corta o conjunto Jardim Primavera, no bairro Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus, foi alargado e já são mais de 6 mil metros de dragagem feita na área.

Neste sábado, 14, o prefeito Arthur Neto (PSDB) vistoriou a obra, que está próxima de sua conclusão, após cinco meses de trabalho.

“Quando iniciamos esse trabalho, o igarapé estava bem estreito, propício a uma inundação. Fizemos o alargamento e está ficando bonito e uniforme, um ‘riozão’ de 22 metros de largura. Queremos um leito mais raso possível e um igarapé mais largo possível”, destacou o prefeito, ressaltando que as atividades de dragagem e desassoreamento em leitos de igarapés durante os meses de verão na capital amazonense foi intenso, a fim de prevenir ocorrências durante o período chuvoso.

“Esse trabalho de prevenção feito no verão tem dado muito certo. O que aumenta a resiliência de uma cidade é fazer contenção de erosão, investir em dragagem, contenção de encosta, procurar trocar pessoas que moram em local de perigo e levá-las para locais bons, por isso nosso projeto de habitação popular vai de vento em popa”, disse Virgílio.

Além do trecho de 6.600 metros de dragagem do conjunto Jardim Primavera, a Seminf realiza trabalhos em outras seis frentes de obras pela cidade. Todo material retirado dos leitos dos igarapés pode ser reciclado e reaproveitado pela Prefeitura de Manaus.

Em paralelo ao trabalho nos igarapés, o prefeito também destacou a execução do programa de recapeamento asfáltico, o Requalifica, a entrega de reservatórios de água e investimento em esgotamento sanitário. “Trabalhamos o tempo inteiro, com criatividade, usando a experiência que acumulamos em todos os momentos que governamos e fomos chamados a atuar em favor do povo brasileiro, como ministro, e em favor de Manaus, como prefeito por três vezes”, finalizou.