
(Fotos: Celso Maia/ Portal AM1)
Manaus (AM) – Tambaqui, pacu, pirarucu, sardinha e jaraqui são os peixes mais procurados pelos manauaras nas feiras e peixarias da capital amazonense, utilizados no preparo de receitas durante a Quaresma, que é considerado um dos melhores períodos para vender peixes.
O Portal Am1 percorreu algumas feiras de Manaus para saber o que os amazonenses mais consomem nos 40 dias que antecedem a Páscoa cristã. O peixe é um dos alimentos mais simples servidos na mesa do brasileiro e faz parte da culinária regional amazônica.
Nesse período é comum que o preço aumente devido à maior demanda, já que muitas pessoas substituem a carne vermelha por esse alimento. Além disso, a pesca e a oferta podem ser afetadas por fatores climáticos e ambientais, e consequentemente impacta no preço.
Vale ressaltar que a Região Norte passou por duas secas extremas consecutivas (2023-2024), o que pode ter ocasionado certo aumento na precificação.
O empresário João Couto afirmou que costuma estar na Feira Manaus Moderna, localizada no Centro, zona Sul da capital, toda semana. À reportagem, ele relatou que o tambaqui, sardinha e jaraqui não podem faltar em sua mesa.

João Couto – empresário que frequenta a feira Manaus Moderna assiduamente (Foto: Celso Maia/Portal Am1)
“Depois do Carnaval, só um peixe cozido para que as coisas melhorem e a feira aqui da nossa cidade é a melhor do Brasil. Está ótima a movimentação, o preço está bom e quem quiser vir para feira Manaus Moderna pode vir, que tem muito peixe e muita coisa boa, e o povo amazonense gosta de um peixe frito! Toda semana estou aqui levando a minha sardinha, meu jaraqui, meu tambaqui e é isso”, contou.
Já a aposentada Creuza Procópio de Souza não tem um peixe preferido, mas aposta na variedade para montar pratos saborosos para a família durante a Quaresma.

Creuza Procópio – aposentada que visita a Feira Manaus Moderna com frequência (Foto: Celso Maia/Portal AM1)
“Gosto de variar as receitas. Pretendo preparar peixe assado com baião de dois, farofa e vinagrete, além de opções fritas e cozidas. Aqui no Amazonas, o peixe sempre é a estrela da mesa”, afirmou.
Seu Geraldo Barbosa, permissionário na feira da Panair, localizada no bairro Educandos, zona Sul de Manaus, afirma que a procura por jaraqui na sua banca tem disparado, mas outras opções de pescado também têm ajudado o peixeiro a se manter no ramo, já que a qualidade do pescado, segundo ele, teve uma baixa por parte dos fornecedores.
“O que mais tem saído aqui é o jaraqui, o pacu, a sardinha; depois do tambaqui são esses peixes aí. Todo dia chega peixe novinho, mas ultimamente está de um jeito que estamos vendendo por vender, pois tem uns que não tem condições, eu não sei se a é a comida que eles [fornecedores] estão dando, mas tem dado uns peixes muito ruins. Às vezes a gente compra aqueles peixes bonitos, mas quando chega aqui, passa um dia e já está com a barriga toda estourada. Mas seguimos firmes, porque peixe bom sempre tem saída”, declarou
Para o permissionário Alcimar Azevedo, de 45 anos, que trabalha na feira desde criança, o movimento no local teve uma redução nos últimos anos, mas a busca pelos peixes mais comercializados continua, mesmo em ritmo mais lento.
“Está tendo uma grande diferença, pois a venda não é mais como era há dez anos, a venda caiu muito. Mas a expectativa é de que, chegando a Semana Santa, dê uma melhorada. Aqui tem saído mais sardinha, pacu, jaraqui, tambaqui, pirarucu, matrinxã, que são os mais comercializados”.
Tradição
Apesar dos desafios enfrentados por permissionários e feirantes, a tradição de consumir peixe durante a Quaresma segue forte entre os manauaras, especialmente se o preço do pescado estiver acessível.
Com uma grande variedade de espécies e sabores, os peixes amazônicos continuam sendo a principal escolha das famílias para comer refeições especiais nesse período. E, para quem ainda não garantiu o pescado da semana, as feiras seguem abastecidas, com opções para todos os gostos e bolsos.
É importante lembrar que o horário de atendimento na Semana Santa será estendido até às 19h na Feira Manaus Moderna. Já na Feira da Panair, ainda não foi divulgado o cronograma de funcionamento no período.
LEIA MAIS:
- Quaresma: tempo de penitência, fé e preparação para a Páscoa
- Feiras oferecem peixes com preços que vão de R$ 14 a R$ 25 na Quaresma
- Missa de Cinzas abre a Quaresma refletindo a ‘Amizade Social’
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.