Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

Durante convivência na pandemia, 885 casais do Amazonas decidiram se divorciar

O número registrado no ano de 2021 é 12% maior que o verificado em 2020, primeiro ano da pandemia causada pelo novo coronavírus

Durante convivência na pandemia, 885 casais do Amazonas decidiram se divorciar

Foto: reprodução

Acesso ao computador e uma videoconferência com o tabelião de notas de preferência são agora o caminho mais rápido para quem quer se divorciar no Amazonas. Em meio à crise sanitária causada pela Covid-19 e o lançamento, em julho de 2020, da plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br), os Cartórios de Notas amazonenses registraram, em 2021, o recorde histórico de divórcios – 885 – desde o início da série em 2007.

O número registrado no ano de 2021 é 12% maior que o verificado em 2020, primeiro ano da pandemia causada pelo novo coronavírus, quando foram lavradas 791 escrituras de divórcios nos Tabelionatos de Notas, e que até então contabilizava o recorde de dissoluções de casamentos pela via notarial no país.

Em números absolutos, de 2007 a 2021, foram registrados 8.358 divórcios no Amazonas e, desde 2011, os números superam os 500 atos. Em 2022, até o início de abril, foram contabilizados 196 divórcios.

Leia mais: Casal morre em acidente de moto em Manaus; mulher teve a cabeça esfacelada

Os dados constam da Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), plataforma de dados administrada pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF), entidade que reúne os 8.580 Cartórios de Notas do País onde, desde 2007, é possível realizar separações, divórcios, inventários e partilhas.

“Desde 2020, a população conta com essa plataforma a nível nacional que facilita, ainda mais, a realização de divórcio por meio dos cartórios. É uma tendência, impulsionada pela necessidade de distanciamento social durante a pandemia, que deve se tornar ainda mais familiar aos cidadãos”, disse a presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Amazonas (CNB/AM), Juliana Fioretti.

Leia mais: Caso Lucas Ramon: ministro do STJ determina soltura do casal dono do supermercado Vitória

Lançada em junho de 2020, em meio às restrições de deslocamentos causadas pelo ápice da crise sanitária no país, a plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br), regulamentada nacionalmente pelo Provimento nº 100 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), permite a prática de quase 100% dos atos notariais em meio eletrônico, entre eles todos os tipos de escrituras, procurações, testamentos e atas notariais.

Como fazer um divórcio on-line

Para realizar o divórcio em Cartório de Notas o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes. O processo pode ser realizado de forma totalmente online, por meio da plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br), onde o casal, de posse de um certificado digital emitido de forma gratuita por um Cartório de Notas, poderá declarar e expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião.

Leia mais: Mortes por covid-19 caem 94% em janeiro de 2022, registram cartórios do AM

Após entrar em contato com o Cartório de Notas de sua escolha, é agendada uma videoconferência com o tabelião para realizar a escritura, que é assinada digitalmente com certificado digital Notarizado ou por ICP-Brasil, assinatura digital de padrão nacional utilizada, por exemplo, para declarar o Imposto de Renda. Os serviços desta plataforma também estão disponíveis em aparelhos celulares.

(*) Com informações da assessoria