Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Economia

Em protesto, auditores fiscais realizam Dia do Luto nesta quarta

No Amazonas, o ato acontece no Complexo Fazendário da Receita Federal do Brasil, na avenida Danilo Matos Areosa, nº 1530, Distrito Industrial, às 11h

Em protesto, auditores fiscais realizam Dia do Luto nesta quarta

Auditores querem respeito sobre o trabalho de fiscalização da categoria (Foto: Divulgação)

Em reação aos ataques que afirmam estar sofrendo do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal de Contas da União (TCU), do governo federal e de parlamentares, auditores fiscais da Receita Federal realizam nesta quarta-feira, 21, em todo o país, o Dia Nacional do Luto.

Em Manaus, o ato acontece no Complexo Fazendário da Receita Federal do Brasil, na avenida Danilo Matos Areosa, nº 1530, Distrito Industrial, Zona Sul da cidade, às 11h. A iniciativa é da Delegacia Sindical no Amazonas do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil.

“Alguns ministros do STF entendem que a receita não pode investigá-los e afastou dois colegas que o fizeram dentro do estrito cumprimento do dever”, criticou o presidente da Delegacia Sindical, André Montibeller.

Foto: Divulgação

Segundo ele, a orientação é para que os auditores fiscais trabalhem e participem do protesto usando roupas pretas ou qualquer outro adereço preto, como lenços e tarjas, em sinal de luto. O objetivo das manifestações é fazer frente às investidas contra o trabalho da Receita e da classe.

“De forma recorrente, o órgão vem sendo atacado como instituição e, ao mesmo tempo, impedido de cumprir sua função precípua: fiscalizar dentro da lei e dos princípios republicanos. Representantes do governo federal, parlamentares, ministros do TCU e da Suprema Corte têm atacado um dos órgãos fundamentais à manutenção do Estado brasileiro e ao combate à corrupção”, acrescentou André.

No Amazonas, segundo ele, há 200 auditores-fiscais ativos na Receita Federal, boa parte lotados na sede da instituição, na capital amazonense.