Petrobras eleva preço da gasolina em 3% pela primeira vez no ano

US - R$ 5,25

×

Petrobras eleva preço da gasolina em 3% pela primeira vez no ano

Os novos valores entram em vigência a partir desta quinta-feira, 20. Este é o quinto reajuste feito pela estatal sobre o preço da gasolina

(Paulo Whitaker/Reuters)

Petrobras anunciou nesta quarta-feira, 19, o reajuste positivo de 3% no preço da gasolina vendida pela estatal às refinarias. O valor do diesel não foi alterado.

A informação foi confirmada pela Petrobras ao Metrópoles. Segundo a empresa, os novos valores entram em vigência a partir desta quinta-feira, 20.

Este é o quinto reajuste feito pela estatal sobre o preço da gasolina. Os quatro anteriores foram negativos.

O reajuste não significa, necessariamente, que o consumidor vai pagar mais nos postos de gasolina.

Isso porque o preço de venda às distribuidoras não é o único determinante do valor final.

Os preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras têm como base o preço de paridade de importação.

O último reajuste da Petrobras ocorreu no último dia 6 de fevereiro, quando a estatal decidiu reduzir o preços da gasolina, em 4,3%, e do diesel, em 4,4%.

 

Greve

A empresa enfrenta uma greve dos funcionários, que já dura 19 dias, de acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

A categoria segue mobilizada em 121 unidades da estatal, entre elas 58 plataformas, 24 terminais e 11 refinarias.

“Os petroleiros exigem o respeito aos fóruns de negociação previstos no Acordo Coletivo e a suspensão de medidas autoritárias, impostas pela Petrobras”, informou a FUP, em nota.

Apesar da paralisação, a petroleira explica que a produção não é afetada. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) confirma a informação.

“A Petrobras informa regularmente à ANP o volume de combustíveis produzido em suas refinarias, assim como a produção de petróleo, não sendo observada queda dos estoques, o que evidencia a normalidade nas operações”, aponta a estatal.

 

 

(*) Com informações do Metrópoles 

 

Faça um comentário