Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Economia

Sem insumos, fábricas da ZFM paralisam por duas semanas

A pandemia do novo coronavírus comprometeu a importação de insumos e três empresas de eletroeletrônicos da ZFM terão que paralisar a produção

Sem insumos, fábricas da ZFM paralisam por duas semanas

(Foto: Divulgação/ Suframa)

Há pouco mais de um mês, as empresas da Zona Franca de Manaus (ZFM) já temiam ter que paralisar a produção industrial por causa da falta de componentes eletrônicos.

Segundo Wilson Périco, presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), três fábricas de eletroeletrônicos de Manaus vão paralisar as atividades por 14 dias.

A informação foi dada nesta quinta-feira, 19, ao Amazonas1.

De acordo com Périco, a paralisação será de 1° a 14 de abril, sendo que uma das empresas vai parar totalmente e duas parcialmente.

O presidente da Cieam não revelou a quantidade de trabalhadores que ficarão parados no período determinado nem o nome das empresas, mas, entre as fabricantes que podem interromper a produção estão as gigantes Samsung e LG.

A escassez dos componentes eletrônicos é decorrente da paralisação de fábricas na China por causa da pandemia do novo coronavírus, o Covid-19.

Como principal fornecedora dos insumos para a ZFM, a produção local é afetada diretamente pela paralisação da produção no país. 

Segundo Nelson Azevedo, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), todas as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) estão preparadas para uma possível paralisação, no entanto, Nelson diz acreditar que o cenário vai melhorar com o retrocesso do vírus na China.

“Muitas fábricas da China já estão com suas atividades regularizadas, então creio que se o vírus não avançar no Brasil, porque também tem a questão da segurança dos trabalhadores, creio que não vai ser preciso fechar”, disse.  

Leia mais em: Coronavírus: ZFM já busca solução para possível falta de insumos

 

Paralisação de fábricas 

Segundo Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), até 30 mil trabalhadores podem ser afetados pelos efeitos do coronavírus, só na produção de celulares e computadores em todo o Brasil.

De acordo com o presidente da Abinee, Humberto Barbato, os trabalhadores devem ter a rotina alterada no curto prazo, com redução de jornada e férias coletivas.

 

Dados

 

Em 2019, o estado do Amazonas importou US$ 10,163 bilhões, sendo o quinto maior importador. Somente da China foram US$ 3,791 bilhões, o que correspondeu a 37,3% do total. O setor eletroeletrônico se destaca, pois é responsável por 50% do faturamento da ZFM.

Veja também: Coronavírus ameaça impactar a produção de smartphones na ZFM