MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Editora Valer realiza quinta edição da Manhã Cultural

Foco da quinta edição da Manhã Cultural será a literatura escrita por indígenas, incluindo a obra "Antes o Mundo Não Existia"
Da Redação – Portal AM1*
• Publicado em 18 de novembro de 2021 – 18:55
Valer
Foto: Divulgação

MANAUS, AM – Com o tema ‘Povos da Amazônia’, o Manhã Cultural da Editora Valer chega a sua 5.ª edição, homenageando a literatura produzida por indígenas no Brasil, neste sábado (20), de 8 às 11h, no Parque do Mindu, localizado no bairro Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus.

O evento contará com autores indígenas, que apresentarão as suas obras, exibição de cantores do Grupo Kokama, exposição de artistas plásticos e artesanato produzido pelos povos originários.

Segundo a coordenadora editorial da Valer, Neiza Teixeira, chegou o momento de a editora exaltar a literatura produzida por indígenas. “Nós somos amazonenses, a editora Valer também nasceu nesse chão, onde se concentra o maior contingente populacional indígena do Brasil, por isso, damos voz aos seus mensageiros, como “Gaapi: uma viagem por este e outros mundos”, de origem Dessana, “Mitologia Tariana”, de origem Tariana, “Baya, Kumu e Yaí”, dos Tuiuka, “Maraguapeyara”, com mitos e histórias dos Maraguá, “Canumã”, o primeiro romance indígena, de origem Munduruku, infantojuvenis, com histórias Dessana e Maraguá. O trabalho de uma editora é civilizacional, e é assim que contribuímos para o conhecimento e para o engrandecimento do pensamento”, disse.

Leia mais: Com programação especial, Editora Valer marca presença na 36ª Feira do Sesc

A programação contará com os autores Jaime Diakara (“Gaapi”, Valer 2021), Yatanajé Cardoso (“Canumã”, Valer 2019), Elias Yaguakág (“Maraguápéyára”, Valer 2014) e professor Robeilton Gomes (“Nem vadios e nem vassalos – Uma Análise da Lei de Liberdade dos Índios de 1755”, Valer 2021). Menção honrosa para o lançamento do livro “Gente Valente” (Walter Coutinho – Valer, 2021) e “Antes do Mundo Não Existia” (Luiz Lana – Valer, 2021), que é o primeiro livro no Brasil escrito por um indígena. Essa já é a quarta edição da obra, porém a primeira realizada pela editora Valer.

“Para nós, na condição de editores, é uma honra publicarmos ‘Antes o mundo não existia’, porque é o primeiro livro escrito por indígenas. Até então, tudo o que chegava até nós provinha das pesquisas, das observações e reflexões de antropólogos, historiadores, dos viajantes, portanto, que de forma alguma poderiam alcançar o pensamento ou a cosmovisão dos povos tradicionais. Com a chegava desse livro, que também significa a quebra de ordem indígena, pois os mitos foram oferecidos aos não indígenas e tornado acessível a todos, nós tentamos compreender como pensam povos que não possuem uma estrutura de pensamento ou lógica iguais aos nossos”, explicou a coordenadora.

Durante a manhã, haverá exposição dos seguintes artistas plásticos indígenas: Francisco Maricaua, Alcilene Maricaua e Toniel Mura. Contará, ainda, com uma mostra de artesanatos produzidos por Ana Mura e Franciellem Maricaua. O Grupo Kokama fará uma apresentação especial. A música ficará por conta da cantora France Martins.

Para Marília Maciel, diretora de eventos da Valer, aproximar esses artistas do público, cada vez mais se torna essencial para a sociedade, já que a cultura indígena, muitas vezes, acaba sendo deixada de lado. “Queremos apresentar nossos autores indígenas e agregar ao evento os artistas visuais e artesãos que fazem parte dos povos originários. Isso é fundamental no desenvolvimento social e cultural das pessoas, é resistência nesse período em que vivemos”, disse.

Venda de livros e café da manhã

Os livros da editora Valer estarão todos com 50% de desconto. Ao final da apresentação dos autores da Manhã Cultural, será realizada uma sessão de autógrafos. Quem comprar qualquer livro, a partir de R$30 (trinta reais), ganha uma pulseira, no ato da compra, para se deliciar com o café da manhã do Divino.

A editora Valer conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que cedeu o espaço do Parque do Mindu para a realização desse evento.

A Valer ressalta, ainda, a importância de seguir as normas da Organização Mundial da Saúde durante o encontro, como o uso de máscara, distanciamento social e álcool 70%.

(*) Com informações da assessoria.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap