(Foto: Divulgação/ Assessoria Eduardo Braga)
Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga (MDB-AM) defendeu um conjunto de medidas para acelerar a chegada de novos investimentos, abrir espaço para a instalação de indústrias e reduzir custos das empresas do Polo Industrial de Manaus.
As propostas foram apresentadas durante a 324ª Reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), presidida pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa.
Entre as iniciativas, Braga sugeriu o aproveitamento de cerca de 8 milhões de metros quadrados de terras da União ligadas à estrutura aeroportuária de Manaus para ampliar o espaço disponível às indústrias.
O senador também propôs um novo plano de expansão, considerando terrenos no entorno do aeroporto e ao longo das rodovias federais. Segundo Braga, a medida poderia viabilizar cerca de R$ 12 bilhões em investimentos, gerar novos empregos na indústria, nos serviços e na construção civil, além de acelerar a implantação de empreendimentos já aprovados pela Suframa.
A proposta recebeu uma sinalização positiva do ministro Márcio Elias Rosa.
“Vou tomar parte dessa discussão e acompanhar a questão da criação do Polo 4 para ampliação do Polo Industrial de Manaus. Assumo esse compromisso”, afirmou o ministro.

(Foto: Divulgação/ Assessoria Eduardo Braga)
Agilidade para novos projetos
Outro pedido de Braga foi mais rapidez na aprovação dos Processos Produtivos Básicos (PPBs). Segundo o senador, há processos que já passaram pelas análises técnicas e aguardam decisão do Governo Federal, o que interfere diretamente no início das operações, na expansão e modernização da produção e na implantação de novos empreendimentos.
“Existem alguns Processos Produtivos Básicos já devidamente analisados, já devidamente documentados do ponto de vista técnico e que estão aguardando uma deliberação por parte do Governo Federal”, afirmou.
O PPB estabelece as etapas mínimas de fabricação que uma empresa precisa cumprir para ter acesso aos incentivos da Zona Franca. Para Braga, dar mais agilidade a essas decisões significa antecipar investimentos e ampliar a geração de empregos diretos e indiretos.
Menos tempo e custo no transporte
Braga também chamou atenção para os gargalos na logística de cargas. Segundo ele, a concentração dos portos privados que atendem o Distrito Industrial em uma mesma região de Manaus provoca congestionamentos e faz com que uma carreta leve entre 12 e 16 horas no processo de entrada e saída dos terminais.
Como alternativa, o senador sugeriu uma articulação com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para avaliar o aproveitamento de áreas das Forças Armadas atrás do aeroporto de Ponta Pelada. A ideia é permitir a implantação de um novo sistema viário, com mais agilidade no escoamento de carretas e contêineres.
Braga afirmou que a melhoria desse fluxo poderia elevar entre 15% e 20% o desempenho do sistema just in time da indústria, com ganhos de produtividade e reflexos na geração de empregos.
As medidas ganham importância diante do ritmo de novos investimentos na Zona Franca. Na reunião do CAS em que Braga apresentou as propostas, foram analisados 25 projetos, que representam quase R$ 400 milhões em investimentos e cerca de 900 novos empregos diretos.
Para o senador, esse movimento aumenta a necessidade de preparar o Polo Industrial para receber novas fábricas, acelerar projetos já aprovados e reduzir os custos que afetam a competitividade da produção amazonense.
Confira:
(*) Com informações da Assessoria
LEIA MAIS:
- Nova pesquisa mostra que Eduardo Braga segue ampliando a liderança na disputa pelo Senado: segundo a DMP, o senador lidera com 27,8%
- A Força do Amazonas: campanha de Eduardo Braga apresenta nova marca e música que exalta o estado
- Eduardo Braga se reúne com Lula e trata de pautas prioritárias do AM





