Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Notícias

Eduardo Braga recusa convite para ser relator da CPI da Covid

CPI começar a definir o posicionamento dos nomes e funções que cada um dos 11 senadores terá durante os trabalhos.

Eduardo Braga recusa convite para ser relator da CPI da Covid

Foto: Divulgação

BRASÍLIA, DF –  O senador Eduardo Braga (MDB)  recusou a função de relator da CPI da Covid. Ele mesmo confirmou que foi convidado pelo colega Omar Aziz (PSD), cotado para ser o presidente da CPI. Em rápida fala à Globo News, “Irei apoiar Renan”, respondeu Braga, em referência ao senador Renan Calheiros (MDB-AL).

A CPI prepara a reunião de instalação já para a semana que vem.  o senador Randolphe Rodrigues (REDE-AP) será o vice-presidente da CPI. “Dizem que o governo continua a não querer (meu nome). Mas, eu acho que qualquer um dos seis serve. O Importante e mantermos esse núcleo para darmos a direção da CPI”, disse Renan em entrevista ao Globo.

Na próxima segunda-feira (19) e terça-feira (20) estão marcadas sessões do Congresso Nacional, e na quarta-feira (21), feriado, o Senado não terá atividades. Assim, resta a quinta-feira (22) para a reunião de instalação do colegiado.

Leia mais: Eduardo Braga diz não ter lado na possível disputa entre Bolsonaro e Lula em 2022

Na primeira reunião serão escolhidos o presidente, vice-presidente e relator da CPI. Há uma tradição no Senado para que a presidência fique com o primeiro subscritor do requerimento de instalação da CPI, no caso, o senador Randolfe Rodrigues. Ele, no entanto, indicou que não forçará uma disputa pelo posto.

“Se o colegiado compreender que é de bom tom que a gente presida, não tem problema. Cumprirei a função. Estou disposto a qualquer serviço, como presidente, relator ou apenas como membro. Eu só acho que essa CPI é a mais importante do Congresso, porque nenhuma outra CPI foi responsável por apurar a perda de vidas humanas”, disse.