Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Política

Eduardo Leite ignora Doria e diz que é opção para ser candidato: ‘estou na pista’

PSDB continua brigando internamente.

Eduardo Leite ignora Doria e diz que é opção para ser candidato: ‘estou na pista’

O ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse durante o Brazil Conference, evento realizado em Boston e apoiado pelas universidades Harvard e MIT, que não desistiu de ser candidato. “Estou na pista para negócios”, disse Leite no último painel da conferência após ser provocado pela colunista do jornal O Estado de S. Paulo Eliane Cantanhêde.

Outros pré-candidatos também participaram do evento. Já Simone Tebet afirmou que se sente preparada para liderar a candidatura presidencial organizada pelo que chamou de “centro democrático” e disse que considera Moro atualmente fora do páreo “Me desculpe o ministro Sérgio Moro, mas hoje ele não é, por enquanto, o pré-candidato do União Brasil, que vai ter um pré-candidato que é o Luciano Bivar.”

Em sabatina realizada no sábado, o ex-juiz falou como presidenciável e disse seguir com disposição para a candidatura presidencial. “Óbvio que todos nós nos sentimos preparados. Eu me sinto preparada para liderar essa legião que existe por trás de nós que não quer nem o atual governo nem voltar ao passado”, afirmou.

Partidos

Os dirigentes do PSDB, MDB, Cidadania e União Brasil decidiram lançar uma candidatura conjunta à presidência, cujo nome será anunciado no dia 18 de maio.

Entre as propostas discutidas para um possível governo liderado por ela, Tebet defendeu que questões referentes à segurança pública precisam ser coordenadas pelo governo federal. Neste contexto, sugeriu a criação de um ministério da Segurança Pública separado do Ministério da Justiça.

Em meio a diversas críticas ao governo, a senadora aproveitou, ainda, para levantar a bandeira de uma reforma tributária que, segundo ela, poderia diminuir a desigualdade de renda no Brasil. Ela propôs, por exemplo, a readequação de tributos para a faixa mais rica da população.

Já o debate em que Leite participou passou por diferentes temas da área econômica. Ao ser questionado sobre a atual política de preços de combustíveis, ele disse que a Petrobras “precisa ser conduzida a um processo de privatização responsável”.