Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Eleição da ALE deverá ficar entre Josué Neto e Serafim

Eleição da ALE deverá ficar entre Josué Neto e Serafim

A eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), para a próxima legislatura, deve  ficar polarizada entre os deputados estaduais Josué Neto (PSD) e Serafim Corrêa (PSB), apontaram parlamentares da Casa, nesta sexta-feira, 9.

Josué Neto e Serafim Corrêam em campanha pela presidência da ALE (Reprodução)

De acordo com deputados, a recente exclusão do nome de Belarmino Lins (PP), o “Belão”, do pleito se deu pelo seu distanciamento do governador eleito do Estado, Wilson Lima (PSC). Belão apoiou a reeleição do governador Amazonino Mendes (PDT), no primeiro e segundo turnos, este ano.

Já Josué Neto e Serafim Corrêa caminharam com Wilson Lima na segunda fase da disputa eleitoral para o governo do Amazonas. Os parlamentares entrevistados pelo Amazonas1 entendem que conta a favor de Josué Neto sua facilidade de articulação  e o aumento da proximidade ao governador, nos últimos dias.

No último dia 1º. de novembro, o deputado do PSD postou um vídeo, em suas redes sociais, ao lado de Wilson Lima para dizer que está tendo o apoio da ampla maioria dos deputados eleitos e reeleitos no Amazonas.
Já o governador eleito agradeceu o apoio do parlamentar e disse que” vai trabalhar para proteger a Zona Franca de Manaus e recuperar os empregos que foram perdidos.”

Renovação  

Dos 18 deputados estaduais que disputaram a reeleição pela Assembleia Legislativa, este ano, 6 não voltaram. Considerando, que outros 6 parlamentares disputaram outros cargos eletivos, a renovação na Casa é de 50%, para o período de 2019 a 2022.

Tentaram ficar na ALE, mas não conseguiram, os deputados Vicente Lopes (PV), Mário Bastos (PSD), Platiny Soares (PSB), Carlos Alberto (PRB), Wanderley Dallas (SD) e Sabá Reis (PR).  

Veja o quadro da nova composição da Assembleia Legislativa  do Estado: