Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Eleição para vereadores acaba com três candidatas sem nenhum voto

Na prestação de contas das candidatas, disponível no sistema, as três não declararam nenhuma doação, despesa ou receita

Eleição para vereadores acaba com três candidatas sem nenhum voto

Fotos: Divulgação / DivulgaCand TSE

Como tradição nas eleições municipais para vereador, alguns candidatos acabam chamando atenção por uma peculiaridade, que é a de não terem registrado nenhum voto no pleito. Neste ano, três candidatas a vereadoras terminaram as eleições com 0 votos computados. Thais Mota do PMB, Priscila Lima e Giovana Vasques, ambas do PDT, compartilham de outra coincidência: o trio é oriundo de partidos que não elegeram nenhum vereador este ano.

Segundo o registro de candidatura no sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCand) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Thais, Priscila e Giovana disputavam pela primeira vez uma eleição. Na prestação de contas das candidatas, disponível no sistema, as três não declararam nenhuma doação, despesa ou receita.

Thais Mota, que ironicamente é de uma sigla chamada Partido da Mulher Brasileira (PMB), é uma das 19 mulheres registradas como candidata do partido, que teve 43 homens concorrendo para vereador. Outras 12 mulheres do mesmo partido que Thais tiveram menos que 50 votos, e seis delas conseguiram de 60 a 560 votos nesta eleição.

Quantidade de votos das candidatas do PMB:

Thais Mota – 0 votos

Ketlen Oliveira – 1 voto

Glicia Lima – 5 votos

Thayna Souza – 8 votos

Rosa dos Santos – 9 votos

Karollynne de Souza – 10 votos

Ingrid Bezerra – 13 votos

Jamilly Carvalho – 14 votos

Deia Moura – 17 votos

Maria Elizabete – 22 votos

Jheny Trovão – 26 votos

Cabo Rejane – 32 votos

Evanilza Barbosa – 37 votos

Priscila Martins – 60 votos

Sargenta Barbara – 68 votos

Professora Afonsina – 91 votos

Nubia Miranda – 116 votos

Sargenta Joquebeide – 300 votos

Prissila Melo – 560 votos

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) disputou as eleições deste ano com um total de 39 candidatos registrados na sigla. Priscila Lima e Giovana Vasques não conseguiram nenhum voto ao final da apuração. Do total de candidatos, 14 são mulheres, o que representa 44% do quantitativo de candidatos da sigla.