Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Cenário

Eleição suplementar em Coari segue sem data e pandemia pode ser mais um entrave

A prefeitura continua sobre os comandos da presidente da Câmara, a vereadora Dulce Menezes (MDB), tia de Adail Filho

Eleição suplementar em Coari segue sem data e pandemia pode ser mais um entrave

Eleição suplementar em Coari - Adail Filho - foto reprodução

A Eleição suplementar, que deverá definir o nome de um novo prefeito em Coari, segue sem definição de data para acontecer. A nova eleição foi decidida durante sessão do pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), no último dia 18 de dezembro, após cassação por unanimidade, da candidatura de Adail Filho (PP), nas eleições de 2020.

De acordo com o resultado do julgamento, o novo pleito eleitoral deveria ser realizado entre 20 a 40 dias, porém o Tribunal estava em recesso e de acordo com informações repassadas ao AM1, o acórdão deveria ser publicado no dia último dia 21 de janeiro, quando os prazos processuais voltaram a contar após o recesso.

Covid-19

Para a eleição acontecer, além dos trâmites legais do processo, a organização do pleito deverá tomar as devidas precauções contra proliferação da covid-19, uma vez que o estado enfrenta uma crise na saúde por conta do avanço de casos de coronavírus. Em Coari foram registrados 8.838 mil casos da doença e 155 mortes, até esta quarta-feira (3).

Com esses números, o município é o primeiro com mais casos, na lista de 61 cidades do interior do Amazonas.

Segundo o coordenador de Processamento do TRE, João Bosco Vieira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu uma portaria a respeito da realização das eleições suplementares para 2021, com a adoção de medidas para evitar o contágio da doença.

“No que diz respeito a eleições, o TSE  estabeleceu, através da PORTARIA Nº 875, de 6 de dezembro de 2020, um calendário para a realização de possíveis eleições suplementares no ano de 2021, todavia condicionadas às adoções de todas as medidas sanitárias necessárias em face da persistente e fatídica pandemia da COVID-19”.

Leia mais: Coari: TRE barra candidatura de Adail Filho e convoca nova eleição

Ação

Questionados sobre possíveis recursos impetrados pela defesa de Adail Filho da decisão de cassação,  o TRE-AM disse por meio da assessoria que o processo ainda está em andamento. “Acerca do tema eleição suplementar em Coari, em último contato com a Coordenadoria de Processamento, foi informado que ainda não houve o deslinde integral da ação, ora em grau de recurso”.

Comando

Enquanto não há uma nova data, a prefeitura continua sobre os comandos da presidente da Câmara, a vereadora Dulce Menezes (MDB), que integra a família Pinheiro como tia de Adail Filho.

Defesa

O Portal Amazonas 1 entrou em contato com o advogado de defesa de Adail Filho, Daniel Nogueira, mas até o fechamento desta reportagem, o mesmo não se pronunciou sobre os questionamentos feitos em relação a recursos impetrados ao processo de seu assessorado.