Amazonino denuncia 'deliberada propaganda ilegal' da Samel para Nicolau - Amazonas1
2 de dezembro de 2020
Site auditado pelo
Manaus
24oC  29oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

Amazonino denuncia ‘deliberada propaganda ilegal’ da Samel para Nicolau

Segundo a denúncia, a publicidade da Samel disfarçada de propaganda comercial, é feita para beneficiar econômica e eleitoralmente Ricardo Nicolau

Amazonino denuncia ‘deliberada propaganda ilegal’ da Samel para Nicolau
Foto: Márcio Silva / Portal AM1

A Coligação Juntos Podemos Mais (que reúne PODEMOS, MDB, PSL e Cidadania) denunciou à Justiça Eleitoral abuso de poder econômico praticado pela campanha do candidato a prefeito Ricardo Nicolau, que concorre pelo PSD, presidido no estado pelo senador Omar Aziz.

De acordo com a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), houve deliberada veiculação de campanha publicitária do Grupo Samel para favorecer Ricardo Nicolau. Uma tentativa de captação de poder político em benefício do candidato, a partir do uso do poderio econômico do Grupo Samel, desequilibrando o pleito e violando a norma eleitoral, “no esforço abjeto de transformar dinheiro em voto”.

De acordo com a Ação, a Justiça precisa proibir o uso de dinheiro de pessoa jurídica para beneficiar candidato a ela vinculada, a partir da realização dissimulada de propaganda eleitoral travestida de campanha publicitária empresarial, com abuso de poder econômico que pode desequilibrar o pleito, o que é proibido pela legislação eleitoral.

Segundo a denúncia, a publicidade da Samel disfarçada de propaganda comercial, é deliberadamente para beneficiar econômica e eleitoralmente o candidato do grupo, de forma ilícita, com o objetivo de atingir o eleitorado em proporções maiores que os demais concorrentes, causando desequilíbrio no pleito. É propaganda eleitoral oculta, dissimulada e subliminar, em sites, outdoor e outros meios, para desequilibrar o pleito, com uso de recursos não contabilizados em campanha.

Leia mais: Juíza proíbe Nicolau de usar nome da Samel em propaganda eleitoral

“De maneira deliberadamente coordenada com a massiva campanha de divulgação do Grupo Samel, o investigado Ricardo Nicolau passou a direcionar majoritariamente sua propaganda eleitoral à divulgação da montagem desse hospital de campanha, como se fosse realização sua, com a finalidade de que o eleitorado passe a associar o Grupo Samel ao candidato Ricardo Nicolau e vice-versa”, diz a Ação.

A Ação diz, ainda, que o comportamento do candidato e do Grupo Samel ocorre de maneira deliberadamente coordenada. “Essa coordenação de comportamento entre o candidato e o Grupo Samel não ocorre por mera coincidência, mas é clara forma de beneficiar campanha eleitoral do irmão do sócio majoritário do Grupo Samel, desequilibrando o pleito em favor da candidatura de Ricardo Nicolau, através da prática de abuso de poder econômico”, afirma.

Diz, também, que o investigado Ricardo Nicolau tem sido, de maneira reiterada, beneficiado eleitoralmente por realização de propaganda eleitoral subliminar realizada pela empresa de sua família, mediante a divulgação massiva de outdoor, banners em vários pontos da cidade.

A ação, com quase 100 páginas, incluindo diversas provas das denúncias, requer a abertura de investigação judicial eleitoral para apurar uso indevido, desvio e abuso do poder econômico em benefício de Ricardo Nicolau, a concessão de medida de urgência inibitória para que os investigados cessem imediatamente o comportamento ilícito e coordenado em benefício do candidato e, por fim, comprovados os fatos, a aplicação da sanção de cassação do registro ou do diploma ao candidato e declaração de inelegibilidade por 8 anos de todos os investigados.

Documento sobre a denúncia

AIJE – RN – SAMEL – ABUSO DE PODER ECONÔMICO (1) (2)

Nota do candidato à Prefeitura de Manaus, Ricardo Nicolau, enviada à equipe do Portal AM1.

A Coligação ‘Pra Voltar a Acreditar’, dos candidatos a prefeito de Manaus Ricardo Nicolau (PSD) e vice-prefeito George Lins (PP), por meio da sua assessoria jurídica, informa que não tomou conhecimento da AIJE e, portanto, não pode se manifestar sobre este assunto. Ricardo Nicolau e George Lins seguem ouvindo moradores de Manaus e discutindo soluções para a cidade. E assim continuarão durante todo o processo eleitoral.
Importante destacar que o crescimento da candidatura de Ricardo Nicolau e Dr. George Lins parece ter incomodado os adversários. A Coligação ‘Pra Voltar a Acreditar’ vai continuar adotando uma campanha limpa, ouvindo as pessoas, apresentando propostas e discutindo projetos para Manaus.
A própria trajetória pessoal dos candidatos é apontada pelos eleitores como um dos motivos pelo sucesso da Onda 55. Ricardo Nicolau foi o único candidato desta eleição que se licenciou do cargo que ocupava, abriu mão do salário e foi para a linha de frente do combate ao coronavírus. Em quatro dias, ajudou a montar e foi o gestor do Hospital de Campanha Gilberto Novaes, onde centenas de vidas foram salvas no pior momento da pandemia em Manaus.
E deixa uma pergunta: Onde estavam os candidatos da Coligação Juntos Podemos Mais durante o pior momento da pandemia em Manaus? Estavam off?.

(*) Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

Loading