Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cenário

Amazonino parte para o ataque contra David no debate da TV Norte

Debate promovido pela TV Norte não apresentou novidades na postura dos concorrentes que disputam a Prefeitura de Manaus

Amazonino parte para o ataque contra David no debate da TV Norte

Foto: Reprodução

O primeiro debate que contou com a participação do candidato Amazonino Mendes (Podemos) nestas eleições, em Manaus, teve poucas propostas e muitos ataques. Das propostas que foram discutidas, a maioria foi apresentada por David Almeida (Avante). O foco de Amazonino foi  atacar o adversário, tentando associá-lo ao governador Wilson Lima (PSC).

No primeiro bloco, ficou claro qual seria o tom do debate. Já no primeiro tema, quando se discutiu a atenção básica no município, David apresentou a promessa de construir sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos seis primeiros meses de seu governo, enquanto que Amazonino desqualificou a ideia.

O ex-governador afirmou que as propostas de Almeida eram de alguém que não tinha experiência e nem vivência. “Essa conversa vai quem quer”, comentou Amazonino.

Na sequência, David afirmou que Amazonino não tinha propostas e que só gostava de falar dos seus feitos do passado. “Não vamos ficar discutindo o passado. Quem vive de passado é museu”, rebateu.

Leia mais: David afirma que Amazonino é candidato apoiado pela ‘Lava Jato’

ÁGUA E ESGOTO

Quando se debateu o problema de água e esgoto, Amazonino novamente não apresentou propostas. Ele se limitou a dizer que começou a resolver o problema de abastecimento na cidade e, por isso, teria condições de melhorar o que já tem.

“Eu resolvi esse problema quando fui governador. O que eu fiz resolveu muito, ajudou muito. Esgoto é uma questão de verba federal. Nós somos muito pobres na questão do esgoto. Mas quem começou a resolver pode solucionar”, garantiu Amazonino.

David disse que Amazonino vendeu a Cosama e que o problema era sim do município, que entregou a concessão pública, que hoje é da Águas de Manaus. O candidato ainda prometeu que iria repactuar os termos do contrato firmado com a concessionária pública e que o papel da prefeitura é de fiscalizar.

Amazonino frisou que David mentia, negando que tenha vendido a Cosama. Ele explicou que na realidade teria ocorrido uma licitação com participação de empresas de todo o País. “É lamentável, é triste, o candidato mente. Não houve venda. A prova é que a Cosama está aí. A licitação foi feita. A situação não piorou”, disse.

NÃO MUDOU O DISCO

Sempre Amazonino respondia atrelando David ao governador Wilson Lima e isso foi aumentando com a sequência do debate. David se defendia dizendo que estava lutando contra todos os caciques: Amazonino, Eduardo Braga (MDB) e Arthur Neto (PSDB).

“Ele realmente é o candidato do Wilson Lima ou você acha que o governador vai votar no Amazonino? Ele vai votar nele (David). Ele é o candidato de Wilson Lima”, acusou Mendes.

Leia mais: Wilker fala da possibilidade de substituir Amazonino na prefeitura

“Ele (Amazonino) não tem ideia, não tem propostas. Está querendo discutir Manaus pelo passado. Eu combato a todos eles (os caciques)”, retrucou Almeida.

Em determinados momentos do debate, David Almeida pediu para que Amazonino discutisse propostas, para que o debate ocorresse em alto nível. Porém, Amazonino estava preparado para construir a narrativa de que o governador é apoiador do seu adversário.

“É lamentável o que você está assistindo. A cada aparição, ele demonstra que está na hora de parar. Repito, não tenho o apoio de nenhuma estrutura de nenhum cacique. Talvez, seja por isso ele tem raiva de mim, por eu ter negado ser vice dele”, disparou David.

A situação que deixou explícito que Amazonino não estava disposto a discutir propostas foi quando se falou do transporte público. No lugar de abordar com mais detalhes o que faria para melhorar o sistema, o ex-governador focou em atacar Wilson Lima; David destacou esse momento.

“A pergunta foi de transporte e ele fala de saúde. Tudo o que ele fala é de Wilson Lima. Isso é porque quando ele foi prefeito foi tão mal avaliado que não conseguiu ser candidato à reeleição”, frisou David.

Amazonino rebateu afirmando que o que tem hoje no transporte coletivo de Manaus se deve a ele e que David estava preparado para enganar a população.

Caminhado para o final do debate, David demonstrou cansaço de ficar discutindo o suposto apoio de Wilson Lima.  “Estamos vendo cenas deprimentes bem na hora do almoço. (Amazonino) Não apresentou uma proposta, não apresentou solução para Manaus. Eu peço a ele que não baixe o nível. A população não merece esse tipo de debate e acusações.

Amazonino esclareceu que a melhor proposta que tem para o eleitor é sua experiência. “A melhor proposta que eu tenho para você é a experiência. Dizer para o povo que estou aqui para guardá-lo para defendê-lo”.